Pós-Graduação em Coordenação de Segurança em Projecto e em Obra

pós-graduação - integração da segurança e saúde no trabalho nas organizações - visão prática - ISCIA

Pós-Graduação

CSPO

Departamento de Segurança e Higiene Ocupacional

Miguel Corticeiro Neves.

A Coordenação de Segurança, tanto em Projecto como em Obra, tem sido um assunto de debate público, no seio e entre as Ordens Profissionais de alguns dos intervenientes directos nesta matéria, mas, de forma mais generalizada, também no seio e entre os principais profissionais neste âmbito: os Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho.
Embora a legislação aplicável preveja formação específica para que se possa desempenhar a função de Coordenador de Segurança, tanto em Projecto, quanto em Obra, não define, como deveria ser, que formação específica é essa. Assim, o legislador deixa ao cuidado e responsabilidade dos profissionais a reunião das competências que consideram necessárias para o efeito, lavando o Estado as mãos do que seria, primariamente, uma responsabilidade sua.
Neste contexto, importa definir um conjunto de saberes que os profissionais referidos devem possuir, para que possam executar cabalmente as funções de Coordenador de Segurança em Projecto e em Obra.

Objetivos Gerais e Objectivos de Aprendizagem

Capacitar técnica e teoricamente profissionais especializados para as funções de Coordenador de Segurança em Projecto e em Obra.

Conhecimentos:
• Legislação e regulamentação relativa à construção civil, obras públicas e equipamentos de trabalho;
• Coordenação de Segurança e Saúde em fase de Projecto e em fase de Obra;
• Prevenção de riscos profissionais e riscos especiais.
Aptidões:
• Possuir capacidade técnica e teórica para as funções de Coordenador de Segurança em fase de Projecto e em fase de Obra.
Competências:
• Técnicas e Teóricas para coordenar a Segurança e Saúde na Construção Civil.

Áreas Científicas Fundamentais

862 – Segurança e Higiene no Trabalho.
52 – Engenharia e Técnicas afins.

Condições específicas de ingresso

Licenciatura ou Bacharelato
Áreas relevantes para ingresso na Pós-Graduação:
• Segurança no Trabalho (Técnicos Superiores e Engenheiros);
• Gestão (Organizações e/ou Recursos Humanos).

Modalidade

Misto

Saídas Profissionais

Coordenação de Segurança em Projecto e em Obra.
Serviços Municipais de Obras.

Competências

Conhecer a legislação e normativo aplicáveis ao sector da Construção.
Conhecer as obrigações dos diversos intervenientes em Projecto e em Obra.
Saber efectuar uma correcta Avaliação de Riscos na área da Construção.
Saber efectuar todos os documentos da responsabilidade do Coordenador de Segurança necessários a uma obra.
Conhecer todos os documentos que devem integrar a documentação necessária a uma correcta Coordenação de Segurança.

• Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
• Prof. Eng. Filipe Casal Ribeiro