Select Page

Mestrados

mestrado gestao emergencia e socorro

Gestão de Emergência Médica e Socorro

Mestrado Higiene e Segurança Ocupacional

Higiene e Segurança Ocupacionais

ISCIA-mestrado_seguranca_defesa_resolucao_de_conflitos_2021

Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos

Ter ou não ter um mestrado

Terminou a licenciatura e agora só falta agarrar aquele emprego de sonho pelo qual andou durante os quatro anos do curso a ambicionar. Muitas vezes a sorte bate-nos à porta e ele aparece imediatamente à saída da universidade. Outras vezes demora um pouquinho mais. Neste último caso, a questão que se coloca é: o que fazer agora?

Os mestrados são úteis quando já possui uma formação laboral ou estudantil acrescida e pretende desenvolver uma carreira no local ou área em que trabalha pois, se por um lado alimentam o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, possibilitam também estruturar todos os conhecimentos até aqui adquiridos.

Independentemente da sua actual situação académica ou profissional, optar por se inscrever num mestrado é sempre uma boa opção. Obviamente que, como tudo na vida, apresentam-se uma série de questões que têm que ser estudadas, pois só se consegue tirar o devido valor das coisas quando se está realmente preparado para a situação.

Um mestrado torna um profissional melhor e mais completo

Um mestrado é um grau de pós-graduação concedido por algumas universidades. Permitem melhorias no trabalho tanto na empresa onde trabalham como na procura de emprego. E eles permitem que se especialize numa determinada matéria do grau de que trata o mestrado.

O grau de mestre ou mestrado  vem do latim magister – refere-se a um grau acadêmico de pós-graduação. É concedido por uma universidade pública ou privada ou em qualquer caso por um centro de ensino superior aprovado, sendo o título oficial de pós-graduação obtido pela conclusão do programa de estudos de 1 a 2 anos.

Toda essa especialização no assunto da sua profissão não trará outra consequência de ser um profissional melhor, com um maior grau de conhecimento sobre a área de estudo do mestrado, e que se considera um especialista no assunto.

Os mestrados são uma boa opção porque:

  • Possibilitam a continuação da formação cultural e profissional;
  • Estimulam a criação cultural, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo;
  • Permitem refrescar os conhecimentos possuídos e, ao mesmo tempo, adquirir background noutra área de estudo à da sua formação.
  • Pode sempre optar por estudar algo completamente diferente da sua licenciatura e assim encarar o mestrado como uma auto-valorização;
  • Uma vez que estão divididos em duas partes, um ano de teoria e outro de desenvolvimento da tese que estimula pesquisa e investigação, os mestrados incentivam o desenvolvimento de um conhecimento diverso e, desse modo, criam uma aproximação entre a cultura académica e o mercado de trabalho;
  • Se ainda não começou a trabalhar e já está há alguns meses parado, o mestrado também pode ser útil para si. Para além de ser uma mais valia no seu CV, o mestrado vai melhorar e direccionar os seus conhecimentos e interesses;
  • Normalmente os trabalhadores que possuem um diploma de mestre são salarialmente mais bem pagos.
  • As vantagens são muitas, mas há que ter a certeza de que é a altura ideal para “voltar à escola”. Os mestrados necessitam de dedicação e empenhamento para tirar o maior proveito possível.
  • Outra das opções que se apresenta é a possibilidade de tirar o seu mestrado no estrangeiro. Assim, não fomenta apenas os seus conhecimentos, como tem a oportunidade de conhecer uma cultura diferente do seu habitat natural.
  • Não se esqueça de uma coisa: para se poder inscrever num mestrado, a maioria das faculdades exige uma média final de curso de 14 valores. Se não for o seu caso, existem faculdades que possibilitam a inscrição de alunos que já possuam uma pós-graduação em que a nota final sustenta a da licenciatura.

Já conhece as vantagens de possuir um mestrado, agora só tem que se decidir qual o indicado para si e se ele de facto lhe faz falta.

O Mestrado fornece conhecimentos que não possuía ao final da graduação

No final dos estudos superiores , a decisão de fazer o mestrado confere-lhes uma especialização em alguma disciplina específica da carreira , para além de passarem por uma formação prática e aquela no local de trabalho para terem mais e melhores oportunidades.

mestrado permite que amplie os seus conhecimentos e se especialize numa determinada área. Esse conhecimento não é adquirido na graduação , onde o conhecimento é mais geral da profissão.

O mestrado traz maior reconhecimento profissional

Como se define o mestrado , trata-se de uma acreditação em curso de formação de pós-graduação, que dá reconhecimento a um nível de formação superior , não podendo ser regulamentado. Uma diferença dos graus de mestrado é que os graus de mestrado são sobre programas de treinamento extra.
Esta formação extra é muito bem recebida pelas empresas , para as quais ter um especialista numa área do conhecimento como o mestrado é muito importante.

Ter um grau de mestre é mais relevante do que apenas um diploma de bacharel

Se tem dúvidas entre uma nova carreira ou a conclusão de um mestrado num grau que obteve, deixe-me dizer-lhe que proporcionam um maior grau de especialização , por meio dos seus conteúdos definidos numa determinada área do conhecimento .

Para não ser extenso, diremos que o mestrado é mais relevante do que apenas fazer um curso superior , pois permite fazer o ensino superior. Até um mestrado oficial pode permitir que eles façam um doutorado, se for o caso.
Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!

Share This