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Pós Graduação em Ergonomia

pós-graduação ergonomia iscia 2022

Pós-Graduação

Ergonomia

Departamento de Segurança e Higiene Ocupacional

Coordenação

Márcia Pereira, com a Co‑Coordenação Miguel Corticeiro Neves.

Destinatários

Segurança no Trabalho (Técnicos Superiores e Engenheiros)
Engenharia (Mecânica, Automóvel, Gestão Industrial, entre outras)
Gestão (Organizações e/ou Recursos Humanos)
Medicina do Trabalho
Enfermagem do Trabalho
Psicossociologia do Trabalho
Educação Física
Fisioterapia
Arquitectura
Designer (Industrial e/ou de Produto)
Direito

O mundo do trabalho globalizado sofre rápidas e profundas mudanças, determinadas especialmente por avanços tecnológicos, valorização social e dos recursos naturais e concorrências entre empresas, apontando para a busca cada vez maior de processos de trabalho mais competitivos. Estas transformações levam a exigências de fiabilidade, qualidade, segurança e conforto nos processos de trabalho. O trabalho mudou – e muito- e a Ergonomia tornou-se um elemento importante para o êxito técnico e para o crescimento rápido da produção nas organizações. Com toda esta mudança, também a Ergonomia se transformou de uma mera disciplina ministrada em alguns cursos para uma área que luta pela saúde no trabalho, contra os acidentes e pela melhoria das condições de trabalho. A Ergonomia tornou‑se parte importante na contribuição do desenvolvimento sustentável (social, económico e ambiental) nas organizações.

Nesta perspectiva, a Pós-Graduação em Ergonomia foi idealizada maioritariamente por professores actuantes no mercado como Ergonomistas e com vasta experiência nessa área do conhecimento, como resposta a uma necessidade emergente de aprendizagem e formação profissional ao longo da vida das pessoas, que são condições necessárias para promover o desenvolvimento continuado de competências profissionais que garantam uma força de trabalho capaz de lidar com a inovação e, simultaneamente, seja criativa e competitiva.

Sendo a Ergonomia uma área multidisciplinar, o aperfeiçoamento de conhecimentos nesta área interessa aos profissionais de diversas áreas, dos quais se destacam: Técnico Superior de Segurança do Trabalho, Engenheiro (de Segurança no Trabalho, de Produção, Mecânico, Civil, etc.), Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Psicólogo, Arquitecto, Designer, Advogado, Gestor de Recursos Humanos, Gestor de Empresas e áreas afins à Gestão.

Destinatários

 

  • Técnicos Superiores e Engenheiros de Segurança no Trabalho
  • Engenharia (Mecânica, Automóvel, Gestão Industrial, entre outras)
  • Gestão (Organizações e/ou Recursos Humanos)
  • Medicina do Trabalho
  • Enfermagem do Trabalho
  • Psicossociologia do Trabalho
  • Educação Física
  • Fisioterapia
  • Arquitectura
  • Designer (Industrial e/ou de Produto)
  • Direito

Porquê fazer este curso?

A Ergonomia, para a maior parte dos Técnicos Superiores e dos Engenheiros de Segurança no Trabalho, bem como para Enfermeiros, Psicólogos do Trabalho e das Organizações, Gestores de Pessoas ou de Organizações, e Engenheiros, de uma forma geral, entre outros profissionais que actuam no mercado laboral todos os dias é ainda algo estranho, distante, só para alguns.

A frequência e conclusão desta Pós-Graduação, inovadora, consistente e fundamentalmente orientada para aspectos práticos dos quais possam resultar benefício para os trabalhadores e para as empresas, permitirá aos seus alunos:

  • o aprofundamento dos conceitos e metodologias da Análise Ergonómica do Trabalho, a fim de intervir em acções ergonómicas entre o sistema humano e tarefa máquina;
  • a competência para intervir na busca de soluções para melhoria de ambientes e relações de trabalho, considerando as dimensões física, cognitiva, psíquica e organizacional da Ergonomia para proporcionar Saúde, Segurança e Produtividade;
  • um raciocínio lógico e amplo sobre os processos ergonómicos na busca da compreensão do trabalho para o transformar; 
  • uma visão sistémica e sistemática da Ergonomia;
  • um contacto directo com as novas tendências de trabalho da nova era de trabalho e a aplicabilidade da Ergonomia nesse contexto.

Modalidade

Presencial e à distância, em simultâneo. Em algumas situações, poderão ser ministrados alguns conteúdos unicamente à distância, nomeadamente os que não exigirem exercícios ou actividades práticas.

Objetivos

Os profissionais especialistas em Ergonomia ficam aptos a actuar em organizações públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte, da indústria ou serviços, nomeadamente ao nível de:

  • consultorias na área da SST e órgãos especializados na Saúde do trabalhador,
  • desenvolvimento de Análise Ergonómica do Trabalho (AET);
  • implementação e monitorização de intervenções ergonómicas;
  • gestão de factores ergonómicos de risco;
  • formação profissional;
  • colaboração no desenvolvimento de concepção de postos de trabalho e produto.

Competências

  • CONHECIMENTOS:
    • Contextualização da ergonomia no contexto das ciências do trabalho;
    • Enquadramento do panorama actual da ergonomia em Portugal e no mundo;
    • História e evolução do trabalho e da ergonomia, com suas correntes e seus métodos, bem como a finalidade da acção ergonómica e o âmbito de aplicação;
    • Saúde, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho – Conceitos;
    • Fundamentos da ergonomia da actividade;
    • Conceitos da Análise Ergonómica do Trabalho (AET);
    • Conceitos de Saúde Ocupacional, importância da gestão da Saúde;
    • Normas e Legislação de SST;
    • Conceito de gestão;
    • Ciclo PDCA;
    • Introdução à Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho;
    • Objectivo da Gestão em Segurança, Saúde e Meio Ambiente;
    • Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho;
    • Requisitos da ISO 45001;
    • Organização e Levantamento de Necessidades para Implantação da Gestão em Segurança, Saúde e Meio Ambiente;
    • Treino, controlo e avaliação de conformidade;
    • Controlo Médico de Saúde Ocupacional;
    • Mapas de Risco e Serviços da SST;
    • A história da Epidemiologia e sua importância na Medicina;
    • Noções de estudos epidemiológicos;
    • Principais conceitos de Saúde Ocupacional:
    • Doenças ocupacionais e a Ergonomia.
    • Conceitos e fundamentos da análise ergonómica do trabalho;
    • Ergonomia da actividade no contexto histórico da ergonomia;
    • Aspectos conceituais e metodológicos da definição de demandas de ergonomia:
    • Conceitos e as bases de tarefa (prescrita e real).
    • Funcionamento do corpo humano (sistema respiratório, sistema digestivo, sistema circulatório e musculoesqueléticos);
    • Conceitos e fundamentos de fisiologia e o trabalho muscular;
    • Aspectos conceituais de complicações fisiológicas do trabalho muscular inadequado:
    • Aspectos conceituais e metodológicos de recuperação fisiológica muscular:
    • Bases clínicas e fisiológicas dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho;
    • Conceitos e as bases de ritmo circadiano e trabalho em turno e nocturno;
    • Conceitos e as bases de fadiga central e estresse ocupacional;
    • O nexo causal entre a exposição a factores de risco (como frio, calor, vibração, posturas inadequadas, uso de força, compressão, repetição) e a sobrecarga gerada sobre o trabalhador, do ponto de vista fisiológico.
    • Cinesiologia: estudo dos movimentos, a partir de uma análise funcional;
    • Introdução a Biomecânica;
    • Cinesiologia e Biomecânica;
    • Aplicação da Biomecânica em pesquisas (ocupacionais):
    • Analise sistemática do movimento;
    • Conceitos de torques e alavancas;
    • Conceito de torque nas principais lesões ocupacionais;
    • Carregamento de peso e a biomecânica da coluna;
    • Postura em pé e postura sentada;
    • Biomecânica do tecido ósseo e do tecido cartilaginoso;
    • Trabalho estático X dinâmico;
    • Biomecânica do ombro;
    • Biomecânico do punho;
    • Casos clínicos para discutir prevenção de doenças com base na avaliação de conceitos biomecânicos;
    • Estudo dos conceitos de antropometria aplicados à concepção dos postos de trabalho;
    • Técnicas básicas de monitoramento e avaliação de parâmetros cinesiológicos e biomecânicos durante a actividade de trabalho (instrumentos, protocolos e escalas);
    • Riscos, patologias, avaliação, normas e recomendações para a saúde ocupacional, com a finalidade de estabelecer a relação entre saúde e trabalho.
    • Organização do trabalho;
    • Sistemas de produção;
    • Introdução ao estudo dos instrumentos de análise de factores ergonómicos de risco;
    • A utilização de instrumentos de análise de factores ergonómicos de risco no auxílio do desenvolvimento de uma Análise Ergonómica do Trabalho (AET);
    • Instrumentos utilizados para análise de factores ergonómicos de risco;
    • Conceitos e as bases de actividades, carga de trabalho, exigências de trabalho, esforços psicofisiológicos e constrangimentos;
    • Aspectos conceituais da análise das tarefas (prescrita e real) e actividades;
    • Aspectos conceituais e metodológicos do estabelecimento do pré-diagnóstico;
    • Plano de observação sistemática;
    • Aspectos metodológicos da análise da actividade;
    • Categorias observáveis e descrição da actividade;
    • Métodos e técnicas utilizados na análise da actividade, como;
    • Aspectos conceituais e metodológicos do estabelecimento do diagnóstico ergonómico global, dos diagnósticos específicos e da validação do diagnóstico.
    • As relações entre a organização, o indivíduo e o grupo nas sociedades contemporâneas;
    • As problemáticas do trabalho e das organizações;
    • As relações de poder entre os actores sociais nas organizações;
    • As relações entre o Estado, a organização e o sindicato;
    • O papel da cultura nas organizações;
    • As organizações e as novas dinâmicas sócio-económicas.
    • Estudo das variáveis ambientais no trabalho humano, utilizadas nos estudos ergonómicos;
    • Métodos e técnicas das medidas de variáveis ambientais: instrumentação, protocolos de medição para avaliação de parâmetros ambientais;
    • Conceitos e fundamentos da ergonomia cognitiva;
    • Aspectos conceituais de intervenção ergonómica cognitiva;
    • Ergonomia cognitiva e suas áreas de actuação;
    • Conceitos e as bases de cognição, actividade mental, carga de trabalho mental e processamento cognitivo humano (Captação da Informação – Resgate da Memória – Resolução de Problemas/análise – Tomada de Decisão/escolha) e sua aplicação na ergonomia cognitiva;
    • Conceitos e as bases de tarefa, actividade, carga de trabalho, exigências de trabalho, esforços psicofisiológicos e constrangimentos e sua relação com a ergonomia cognitiva;
    • Aspectos conceituais e metodológicos da definição de demandas de ergonomia cognitiva;
    • Aspectos conceituais e metodológicos de análise da actividade sob o aspecto da ergonomia cognitiva;
    • Aspectos conceituais e metodológicos do estabelecimento do diagnóstico sob o aspecto da ergonomia cognitiva e da validação do diagnóstico;
    • Aspectos conceituais e metodológicos da elaboração da recomendação sob o aspecto da ergonómica cognitiva e do processo de validação ergonómica.
    • A influência da organização do trabalho sobre o aspecto mental do trabalhador: o estresse e o transtorno mental;
    • As características das actividades mentais: conceito de competência individual e colectiva, de representação mental e de aprendizagem em situação de acção;
    • O erro humano na óptica da psicologia organizacional;
    • Os riscos psicossociais e os factores indutores de risco no trabalho;
    • O Desenvolvimento Pessoal como factor redutor dos factores de risco psicossocial.
    • Conceitos da relação do Homem com o ambiente onde está inserido;
    • Conceitos de Design e noções de métodos e técnicas aplicadas na actividade projectiva;
    • Noções de projectos de ergonomia em ambiente construído;
    • Noções de projectos de posto de trabalho;
    • Noções das principais técnicas utilizadas na análise – simulação, modelagem e a proposta de soluções.
    • Aspectos conceituais e metodológicos da elaboração das recomendações ergonómicas e do processo de validação ergonómica;
    • Aspectos conceituais e metodológicos da implementação e monitorização de comité de ergonomia;
    • Ergonomia inclusiva e desenvolvimentista;
    • Princípio estruturante do comité de ergonomia;
    • Participantes (actores sociais internos e externos);
    • Atribuições do comité de ergonomia;
    • Tipo de sessões: em sala, de grupo focal e em posto de trabalho;
    • Técnicas pedagógicas: ideação (design thinking);
    • Procedimentos de recolha de dados;
    • Conceito de usabilidade e sua relação com a ergonomia;
    • Conceitos dos principais métodos e critérios para a avaliação da qualidade das interfaces e dispositivos;
    • Apresentar o conceito de IHC (Interacção Homem x Computador) e de Usabilidade e sua relação com a Ergonomia e os princípios das Interfaces Homem-Máquina x Ambiente x Tarefa de produtos e websites, bem como os principais métodos e critérios de Avaliação da Qualidade Ergonómica de Produtos e de websites com ênfase na usabilidade de interfaces e dispositivos, conforme a Normas de Usabilidade.
    • Gestão ergonómica nas organizacionais vista como “Gestão de Projetos Ergonómicos”;
    • Posicionamento estratégico dos projectos;
    • Factores críticos de sucesso e causas de fracassos dos projectos;
    • Programa, subprojecto e sistema;
    • Principais fases que compõem um Projecto: inicialização, planeamento, execução, monitorização e finalização;
    • As áreas de conhecimento do gerenciamento de projectos: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisição e contratação;
    • Instrumentos da qualidade utilizados no desenvolvimento de projectos.

Aptidões

  • Identificar necessidades ergonómicas de origem de saúde, legal e social.
  • Identificar factores ergonómicos de risco em diferentes situações de trabalho.
  • Aplicar metodologias de avaliação para quantificação de factores ergonómicos de risco.
  • Correlacionar factores ergonómicos de risco e suas possíveis causas no processo, posto e organização do trabalho.
  • Estabelecer diagnóstico ergonómico.
  • Elaborar recomendações ergonómicas de carácter biomecánico, ambiental, cognitivo, organizacional e psicossocial.
  • Redigir relatórios de análise ergonómica do trabalho.
  • Planear, implantar, monitorar e avaliar programas de prevenção de Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT).
  • Planear, implementar, monitorizar e avaliar comités de ergonomia.
  • Dinamizar a gestão ergonómica na organização.
  • Promover a cultura da ergonomia na organização.

Atitudes

 

  • Demonstrar capacidade de planificação e organização.
  • Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos.
  • Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, de liderança e de coordenação de projectos na área da Ergonomia.
  • Demonstrar capacidade de comunicação com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo, de forma a obter os melhores dados para poder apresentar os melhores resultados.
  • Demonstrar capacidade de adaptação de comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress.
  • Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação, fundamental na área da Ergonomia.
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão.
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.
  • Demonstrar elevada criatividade e espírito de iniciativa, empenhando-se em apresentar projectos ergonómicos de elevada qualidade.
  • Demonstrar pró-actividade, assertividade e orientação para resultados.
  • Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações.

Plano Curricular

 

Fundamentos da Ergonomia 1 ECTS
Gestão da SST 2 ECTS
Epidemiologia Ocupacional 2 ECTS
Análise Ergonómica do Trabalho I 4 ECTS
Fisiologia Ocupacional 2 ECTS
Biomecânica e Antropometria Aplicadas ao Trabalhador 3 ECTS
Organização do Trabalho e Produção 4 ECTS
Instrumentos de Análise de Factores Ergonómicos de Risco 4 ECTS
Análise Ergonómica do Trabalho II 4 ECTS
Sociologia do Trabalho e das Organizações 2 ECTS
Variáveis Ambientais na Ergonomia 3 ECTS
Ergonomia Cognitiva 4 ECTS
Psicossociologia e Saúde Mental no Trabalho 2 ECTS
Ergonomia Aplicada ao Design/Concepção de Posto de Trabalho 3 ECTS
Análise Ergonómica do Trabalho III 4 ECTS
Ergonomia do Produto 3 ECTS
Gestão Ergonómica nas Organizações 4 ECTS
Actividades Práticas de Campo 9 ECTS

Requisitos de Acesso

Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.

Documentação Necessária

  1. a) cópia autenticada do certificado de habilitações
  2. b) curriculum vitae
  3. c) número completo de Identificação Civil
  4. d) número completo de Identificação Fiscal
  5. e) fotografia tipo passe, devidamente identificada

Informação Prática

 

Horário

Blended learning*

6as – 19:00 – 23:00

Sábados – 09:00 – 18:00

Vagas 20 vagas
Propinas

Inscrição/Candidatura: € 100,00

Matrícula: € 295,00

Propina: € 1.900,00

Aluno não nacional
Candiudatura – 250€
Matricula – 450€

 

ECTS 60 (400 horas)
Candidatura Candidaturas abertas

 

No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.

Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar. 

 

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