Select Page

Informações Gerais

Fica a saber porque somos ISCIA

Inovação Pedagógica

Acompanhando a inovação pedagógica que se impõe cada vez mais, sobretudo na área do ensino superior politécnico, que se tem que diferenciar do ensino superior universitário, através de uma maior interface com as atividades empresariais e com a introdução de novas metodologias de aprendizagem, envolvendo atividades de on job training, o ISCIA vai dotar os novos alunos com um kit tecnológico especialmente estruturado para os cursos desenvolvidos.

Computador Portátil

Assim, os alunos que se inscreverem pela primeira vez no ISCIA, no ano letivo 2019-2020, num CTeSP ou Licenciatura, receberão, sem custos adicionais, um computador portátil devidamente formatado e complementado com software adequado aos seus estudos e às metodologias empregues (blended learning).

iscia alunos candidatura 2

Protocolos e Descontos

Tal envolve, naturalmente, modificações nas condições de acesso aos nossos cursos e, assim, serão produzidas novas adendas, a juntar aos protocolos existentes, em que se define um novo plano de descontos:

Grupos de 4 ou mais alunos que, vindos da mesma escola ou instituição, se inscrevam conjuntamente no mesmo curso terão condições especiais.

O Nosso Modelo

Sempre foi preocupação a definição de um modelo educativo inovador que, dentro dos constrangimentos formais e legais existentes, tivesse como quadro enquadrador o “saber fazer”, pensando em processos formativos ao longo do ciclo vital (lifelong learning), apoiado na formação pedagógica dos docentes e tutores e no uso sistémico das tecnologias de integração.

iscia candidaturas 3

O nosso modelo procura ser:

I) Flexível, i.e. com planos curriculares e horários adaptáveis aos perfis sociais e profissionais da maioria dos estudantes;
II) Personalizado, possibilitando a “proximidade” entre docentes, estudantes e outros agentes educativos como os tutores;
III) Interativo, através do uso de uma plataforma de e-learning, o Campus Virtual, recriada e gerida pelos técnicos do ISCIA, e do uso de materiais e produtos didáticos, constantemente otimizados, da responsabilidade das equipas docentes, elas próprias integradas em planos de formação pedagógica regular;
IV) Cooperativo, através da construção conjunta de conhecimentos envolvendo todos os técnicos, docentes, tutores e estudantes, num processo de trabalho em rede;
V) Com processos de avaliação contínua de conhecimentos, abandonando o mais possível as avaliações clássicas sumativas, como reforço do processo de aprendizagem, tendencialmente criando condições para avaliação contínua de competências;
VI) Experimental, através da realização, integrada ou não nos planos curriculares, de estágios profissionais acompanhados em instituições relevantes em cada área.

Consoante o tipo de curso, os seus planos curriculares e o conjunto de estudantes, o ISCIA usa dois processos base:

a) o blended learning, i.e. ensino presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning;
b) o e-learning, que denominamos como ensino distal.

iscia candidaturas 3

Espaço Europeu do Ensino Superior

O Espaço Europeu de Ensino Superior (E3S) tem sido construído em torno de declarações regulares de reuniões de Ministros da Educação europeus, sendo a mais conhecida a Declaração de Bolonha (assinada no ano de 1999 por 29 estados da Europa, hoje alargada a um total de 47 países e diversos organismos internacionais), pretende tornar percetíveis e comparáveis as diversas formações ministradas ao nível do ensino superior, nos diversos países do espaço europeu que a subscreveram. Outras Declarações se seguiram e balizaram, de modo importante mas não tão divulgado, a estratégia europeia do ensino superior como o reconhecimento da importância da aprendizagem ao longo da vida (Declaração de Praga, 2001).

Sistema ECTS

O ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) é o sistema encontrado no Processo de Bolonha para medir o trabalho necessário para que um Estudante complete, com êxito, uma determinada unidade curricular, do respetivo ciclo formativo.

Pelo estipulado no DL nº 42/2005 de 22 de fevereiro, “a globalidade do trabalho de formação do aluno, inclui as horas de contacto, as horas de projeto, as horas de trabalho de campo, o estudo individual e as atividades relacionadas com avaliação, abrindo-se também a atividades complementares com comprovado valor formativo, artístico, sociocultural ou desportivo”. De referir que as horas de contacto, através do uso das tecnologias de integração, tanto podem ser presenciais como distais.

Instruções de circulação no ISCIA – Plano de contingência

O que somos, quem somos e como estamos organizados

Formulário de contacto geral

Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!

Share This