Select Page
iscia Aveiro Candidaturas Abertas 2021.2022

Como estudar em Portugal com o ISCIA

O QUE PRECISAS SABER

Candidaturas Abertas!

QUEM SOMOS

O ISCIA é uma instituição de referência a nível nacional e internacional, nas esferas do ensino superior, da formação profissional e do empreendedorismo.

OFERTA FORMATIVA

CTeSP
Licenciaturas
Mestrados
Pós-Graduações

COMPUTADOR PORTÁTIL

Com a inscriçao num CTeSP ou Licenciatura recebes um computador portátil.

 

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

Para te candidatares
a um curso no ISCIA,
existem procedimentos
que deves seguir.

 

CONDIÇÕES DE ESTADIA

Conhece as condições que tens para vires estudar para o ISCIA, em Aveiro.
Damos-te a conhecer transportes, alimentação, alojamento e saúde.

CONDIÇÕES DE MATRÍCULA

A concretização da matrícula deverá ser realizada de forma presencial até 30 de novembro, impereterivelmente, data em que a vaga será libertada para outro candidato.

English Course

QUEM SOMOS E ONDE ESTAMOS

iscia archviz front bg login

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração – ISCIA, constituído em 1989, é um estabelecimento de ensino superior do subsistema politécnico e do subsistema privado.
O ISCIA foi reconhecido através da Portaria 931/90, de 02 de outubro, regendo-se pelos seus Estatutos, pela Constituição da República Portuguesa, pela Lei de Bases do Sistema Educativo, pelo Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo e demais legislação aplicável.

Considerada pela Bloom Consulting – Portugal City Brand Ranking 2017 – como a 4a. melhor cidade para se viver na região centro, a cidade de Aveiro é ainda a 15a. melhor cidade no ranking nacional.
Aveiro é considerado a “Veneza de Portugal” devido à Ria e aos seus Moliceiros (barcos típicos da Ria). A Ria de Aveiro tem mais de 60km e é um local emblemático desta cidade costeira que, oferece também, excelentes praias para praticar esportes náuticos durante todo o ano como, natação, mergulho, surf, remo, vela e navegação, entre outros.
O típico doce tradicional é confecionado com ovos e açúcar, conhecido por ovos moles de Aveiro.
É uma cidade rica em patrimônio histórico-cultural, boas acessibilidades e redes de transportes que permitirão uma ótima estadia.

VÊ O VIDEO DA CIDADE DE AVEIRO AQUI!

OFERTA FORMATIVA

iscia archviz back site

CTeSP | Licenciatura | Mestrado

Um Curso de Formação Profissional Superior (CTeSP) é um ciclo de estudos do ensino superior com 120 ECTS e 2 anos letivos, constituído por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se estende lugar através de um estágio.
O CTeSP confere o diploma de técnico profissional superior de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações nas áreas de formação que ministra.
Os titulares do diploma de técnico profissional superior podem aceder e ingressar no grau de licenciado e nos ciclos de estudos de mestrado integrado através de concurso especial destinado a eles, adquirindo o respetivo grau académico.

 

Requisitos para ingressar num CTeSP

:: Ser Titular de um curso de ensino secundário ou qualificação legalmente equivalente.
Quando a área de ensino médio não é relevante para o curso, o candidato faz um teste de avaliação de conhecimentos.

:: Ser titular de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de formação profissional superior ou de um curso de ensino superior podem também requerer o acesso a cursos de formação profissional superior.

Requisitos para Ingressar numa Licenciatura

: Ser Titular de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário desse país e lhes confira o direito de se candidatarem e poderem ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;

: Ser titular de um diploma de ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

 

Requisitos para Ingressar num Mestrado

: Ser titular de grau de licenciado(a) ou equivalente legal em áreas relacionadas com o programa de mestrado;

: Ser detentor(a) de um currículo escolar, científico e/ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos sob proposta da coordenação de curjso e avaliação pelo Conselho Técnico-Científico do ISCIA.

: No caso do Mestrado de Gestão de Emergência e Socorro ter mais de 5 anos de experiência na área da Proteção Civil.

 

Equivalência de habilitações de sistemas educativos estrangeiros com habilitações do sistema educativo português para acesso a um CTeSP

Os cidadãos portugueses e estrangeiros que comprovem ser titulares de habilitações literárias estrangeiras podem requerer a equivalência em escolas públicas do ensino secundário, ou em escolas privadas e cooperativas de ensino dotadas de autonomia pedagógica para o nível de ensino a que a equivalência é solicitada, em qualquer altura do ano. , e não há prazo para o efeito.

Os cidadãos que não residem em Portugal devem enviar o seu pedido para:
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140
1399-025 Lisboa – Portugal
https://www.dge.mec.pt/contactos

 

Documentos para solicitar a equivalência de habilitações

1. Aplicação
http://dge.mec.pt/sites/default/files/Equivalencias/modelo_requerimento.pdf
http://dge.mec.pt/sites/default/files/Equivalencias/2006_dr_9.pdf
2. Documentos oficiais comprovando as qualificações escolares (por exemplo, certificado e / ou diploma, histórico escolar), legalizados / autenticados por:
a) Embaixadas ou serviços consulares de Portugal no estrangeiro; ou
b) embaixadas ou serviços consulares de países estrangeiros em Portugal, ou com
c) A Apostila de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia, de 5 de outubro de 1961, ratificada pelo Decreto-Lei n.º 48450, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 148, de 24 de junho de 1968;

3. Tradução oficial, para o português, de documentos redigidos em língua estrangeira.
Os documentos que comprovem as qualificações educacionais devem conter:
a) Indicação do (s) ano (s) letivo (s) concluído (s) com aproveitamento;
b) O ciclo de estudos ou curso concluído com aproveitamento;
c) As respectivas classificações finais ou média final obtida;
d) Escala (s) de classificação, incluindo a classificação mínima para aprovação; no caso de uma escala qualitativa (por exemplo, letras e / ou conceitos) deve ser apresentada a sua correspondência numérica.
Os documentos redigidos em língua estrangeira devem ser traduzidos para o português (tradução oficial), após sua legalização pelas autoridades consulares competentes ou por meio da Apostila de Haia.

 

Os documentos são legalizados / autenticados, conforme o caso, em:

a) Embaixadas ou serviços consulares de Portugal no estrangeiro; ou
b) Embaixadas ou serviços consulares de países estrangeiros em Portugal; ou
c) no país de origem, no que diz respeito à Apostila de Haia.
No caso de países onde não exista representação diplomática portuguesa ou que não tenham aderido à Apostila da Convenção de Haia, a legalização / autenticação deve ser efectuada pela entidade oficial do país de origem competente para o efeito (ex: Ministério dos Negócios Estrangeiros Assuntos, Ministério da Justiça).

Você pode esclarecer suas dúvidas através do FAQ – Equivalência de Qualificações Estrangeiras a:
https://www.dge.mec.pt/faq-equivalence-foreign-qualifications

 

Na página do SEF – Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, é explicado que tipos de vistos existem e qual a documentação necessária para os obter Os documentos necessários são os seguintes: – Passaporte – 3 fotos – tipo passe – Registo Criminal – Prova de residência em Portugal ( a fornecer pelo ISCIA) – Comprovativo de meios de subsistência em Portugal – Carta de aceitação do ISCIA – Boletim de Vacinas – Certificado de Habilitações

MAIS INFORMAÇÕES AQUI. 

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

O aluno para se candidatar ao ISCIA deverá entregar os seguintes documentos:
1) Preenchimento do formulário de candidatura disponível em cada página de curso;
2) Documento comprovativo de habilitações literárias com indicação das disciplinas realizadas e respectivas classificações,
3)
Declaração de Compromisso de Honra de Estudante Internacional (Modelo do ISCIA);
4) Declaração de Certidão de Habilitações;
5) Curriculum Vitae
6) Fotocópia do Passaporte
7) Fotocópia do Bilhete de Identidade
8) Declaração NARIC (apenas para candidatura a Pós-Graduações ou Mestrados).

Declaração NARIC  –  Declaração de nível de curso e/ou instituição de ensino superior estrangeira (atesta o nível de formações/diplomas de ensino superior estrangeiros no país de origem e, quando aplicável, as Instituições de Ensino Superior estrangeiras que as/os conferem enquanto Instituições reconhecidas). Pode obtê-la no seguinte link:  Declaração NARIC

Estes documentos devem ser enviados por email para: secretaria@iscia.edu.pt, devendo no acto da matrícula/inscrição entregar todos os originais.


Ou enviar por correio para:
ISCIA Avenida Dom Manuel de Almeida Trindade 3810-488 Aveiro Portugal

 

CONDIÇÕES DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO 2022/2023

A concretização da matrícula deverá ser realizada de forma presencial até 30 de novembro, impereterivelmente, data em que a vaga será libertada para outro candidato.

O estudante, no ato da matrícula, fará o pagamento da mesma, bem como, o valor respeitante a um semestre de propina (metade do valor anual) de forma a podermos garantir a reserva de vaga.

CONDIÇÕES DE ESTADIA

AVIÃO

A companhia aérea nacional – TAP Portugal – disponibiliza voos diários. Os principais aeroportos situam-se nas cidades de Lisboa (200kms) e Porto (100kms). A ligação destas cidades a Aveiro pode ser feita de automóvel, comboio ou autocarro.

COMBOIO

Existem ligações diárias de Lisboa/Porto com destino a Aveiro via CP – Comboios de Portugal.

Entre Aveiro, Coimbra e Porto, a CP – Comboios de Portugal dispõe de comboios com muita frequência, dado serem cidades com grande densidade populacional.

AUTOCARRO

Existem igualmente ligações diárias de Lisboa e do Porto com destino a Aveiro via Rede Expressos. A empresa oferece descontos para estudantes e jovens com menos 30 anos.

DESLOCAÇÃO EM AVEIRO

Em Aveiro podes adquirir o passe escolar que fica num valor próximo dos 15€. Tens de solicitar ao ISCIA uma declaração a comprovar que és um aluno matriculado no ISCIA. Se gostares, podes sempre optar pela bicicleta, dado que a cidade é plana. 

ALIMENTAÇÃO

O ISCIA tem um bar que serve refeições a preços variados e máquinas self service. 

SAÚDE

Em termos de saúde, a região dispõe de várias unidades hospitalares públicas e privadas, com destaque para o Hospital Central de Aveiro e mesmo ao lado do ISCIA o Hospital Privado da Luz. O ISCIA disponibiliza aos seus alunos serviços gratuitos de Enfermagem e Psicologia.

Alojamento

Aveiro é uma cidade Universitária com bastante procura de alojamento por parte de estudantes que residem longe da cidade, o que implica um elevado valor no aluguer de quartos. Em média, o aluguer de um quarto custa à volta de 250 € na cidade.

OFERTA DE COMPUTADOR PORTÁTIL

Os alunos que se inscrevem pela primeira vez no ISCIA num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou numa Licenciatura, recebem um Computador Portátil para que possam estar preparados para navegar connosco pelo conhecimento.

Estimulamos assim a igualdade de oportunidades disponibilizando a tecnologia necessária para apoiar as atividades de aprendizagem.

Se te interessa estudar no ISCIA, fica atento! Candidaturas em breve!

Dúvidas ou esclarecimentos contacta-nos através do email: secretaria@iscia.edu.pt ou pelo telefone + 351 234 423045

Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!

Share This