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Pós Graduação Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor

PG Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor ISCIA 2024

Pós-Graduação

Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor

Coordenação
Victor José Reis

NOVA EDIÇÃO – MARÇO 2024

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), o presente curso releva para a progressão em carreira de Professores do grupo 910

Porquê fazer este curso?

Neste curso será dada maior acutilância às perturbações que se inserem no domínio cognitivo e motor e que se manifestam na sala de aula através de dificuldades de caráter cognitivo (dificuldades de atenção e concentração, de processamento da informação) e dificuldades psicomotoras, que se traduzem em baixa auto-estima, desmotivação, dificuldades relacionais, dificuldades na aprendizagem, restrições à participação, culminando frequentemente em insucesso escolar. Contudo, e enquadrando num modelo biopsicossocial da saúde, salientamos que estas situações são agudizadas por ambientes  escolares e sociofamiliares muito diversos em que as barreiras à aprendizagem e inclusão são uma constante.

Consideramos que este curso proporcionará um efetivo desenvolvimento da profissionalidade docente e, contribuirá para melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psicoeducativa, em contexto escolar, no domínio cognitivo e motor.

Para os professores que à data da inscrição tenham 5 anos de serviço docente completado, esta Pós-graduação pode servir como Formação Especializada, conforme acreditação abaixo referenciada.

Área de formação especializada: Educação Especial
Especialização: Domínio Cognitivo e Motor
Modalidade:
Especialização pós-licenciatura
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3714/24
Nº de horas acreditadas para progressão em carreira: 250

Destinatários:
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Modalidade:
Blended-learning

Esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (artigo 5º do RJFCP)

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do RJFCP esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (área científico didática que o docente leciona).

Objetivos

  • Dar a conhecer a legislação atual aplicável à educação especial assim como os procedimentos concretos no âmbito da Educação Especial;
  • promover  a capacidade de identificação das principais perturbações;
  • capacitar para a elaboração e fundamentação de propostas de procedimentos e práticas educativas diferenciadas que respeitem a diversidade tendo em vista a educação inclusiva e o sucesso educativo de todas as crianças;
  • promover a capacidade de selecionar e implementar as metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança;
  • disponibilizar e facilitar o contacto com instrumentos de avaliação e sistemas de classificação e ensinar a aplicar as  técnicas de avaliação das funções sensitivo-motoras, linguagem, habilitação visuo-espacial, processamento da informação e funções executivas complexas, no sentido da exploração e análise do comportamento através de um processo sistémico de tomada de decisões;
  • favorecer o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.

Competências

Este Curso pretende fornecer aos educadores/professores um conjunto especializado e diferenciado de conhecimentos, técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais, preparando-os, de uma forma sólida e cientificamente consistente, para a avaliação das necessidades educativas especiais, nomeadamente das dificuldades do foro cognitivo e motor, e para a utilização de métodos e práticas de intervenção especializada nesses domínios.

Plano Curricular

O plano de estudos é composto por um currículo único, com 250 horas de aulas efetivas (60 horas de formação geral e 190 horas de formação específica) e mais 50 horas de acompanhamento individualizado para a elaboração e implementação dos projetos de investigação/ação que cada estudante/formando consubstanciará num trabalho final de conclusão do seu curso, num total de 300 horas.

  • Desenvolvimento Curricular e Diferenciação Pedagógica (30 horas)
  • Métodos e Técnicas de Investigação e Análise em Educação (30 horas)
  • Modelos de Organização Curricular em Educação Especial (30 horas)
  • Neuropsicologia das Dificuldades Cognitivo-motoras (30 horas)
  • Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em Educação Especial (40 horas)
  • Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Intelectuais (30 horas)
  • Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Físico-Motoras (30 horas)
  • Ajudas Técnicas e Adaptações Tecnológicas para as NEE Cognitivo-Motoras (30 Horas)
  • Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção Educativa Especializada no domínio Cognitivo-Motor (50 horas)
Requisitos de Acesso

Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.

Documentação necessária:

  • a) cópia autenticada do certificado de habilitações
  • b) curriculum vitae
  • c) número completo de Identificação Civil
  • d) número completo de Identificação Fiscal
  • e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), o presente curso releva para a progressão em carreira de Professores do grupo 910

Modalidade: Blended Learning

Sessões Online Assíncronas (acesso ao Campus Virtual)

8 Sessões Presenciais, em Aveiro, no ISCIA

Horário

As sessões que se realizam de forma presencial decorrem ao sábado, das 09.00 às 18.00.

As sessões online realizam-se de forma assíncrona, de acordo com as instruções dos docentes das Unidades Curriculares.

Vagas 15 a 30 vagas
Valores

Pré-candidatura: 100,00€
Matrícula: 295,00€
Propina: 2.000,00€

Aluno não nacional
Pré-candidatura: 250,00€
Matricula: 450,00€
Propina: 2.000,00€

ECTS 60
Candidaturas Abertas através do formulário de candidatura

Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar. 

*No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.

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