Mestrado

Higiene e Segurança Ocupacionais

Departamento de Segurança e Riscos

Pedro Carrana

O plano de estudos integra unidades curriculares de formação geral e unidades curriculares especializadas na área. Com este 2.° ciclo de estudos pretende-se a criação de competências para cativar os alunos para um curso superior de índole eminentemente prática, atual e de imediata absorção pelo mercado de trabalho, como sugerido na Declaração de Bolonha.
Curso de 2º Ciclo acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registado com o n.º R/A -Cr 129/2012 na Direção Geral do Ensino Superior e publicado em Diário da República sob o Aviso n.º 10848/2012 de 13 de agosto de 2012. O curso está estruturado no âmbito das normas do Espaço Europeu de Ensino Superior – E3S (mestrado em 4 semestres).

N.º do Processo: NCE/11/01851
Decisão: Acreditado
Número de anos de Acreditação: 6
Data da Publicação: 11/06/2012

Modalidade

Blended learning (presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning)

Objetivos

Formação de quadros superiores dotando-os dos conhecimentos, competências e capacidades para desenvolverem, coordenarem e controlarem atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais nos diversos sectores das atividades sociais e económicas.

Saídas Profissionais

Direção do Serviço de Segurança no Trabalho (Segurança e Higiene do Trabalho) em organizações públicas ou privadas
Consultoria e auditoria nas áreas de higiene e segurança ocupacionais
Formação profissional nas referidas áreas
Investigação e docência em instituições públicas ou privadas

Competências

Análise, pesquisa e desenvolvimento nas áreas específicas da higiene e segurança ocupacionais, bem como a respetiva especialização na utilização de equipamentos, instrumentos, técnicas e procedimentos.
Intervenção em áreas específicas tais como avaliação de risco, fiabilidade, ruído e vibrações, iluminação, ergonomia, legislação e normalização, entre outras.
Ingresso no 3º ciclo de estudos conducente ao grau de doutor.

Plano Curricular

4º SEMESTRE

Dissertação

Requisitos de Acesso

O Candidato deverá possuir como habilitação de acesso um certificado de curso superior de 1º ciclo (licenciatura) conferido ou reconhecido por uma Instituição do Ensino Superior e ser aprovada a sua candidatura pelo Conselho Técnico-Científico – CTC do ISCIA.

Informação Prática

• Sextas-feiras das 19:00 às 23:00
  • Sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

15 a 20 vagas

Propinas

1º Ano – 2000 € *

2º Ano – 1800 € *

Candidatura

Candidaturas abertas

* no caso dos estudantes internacionais os valores são diferentes, aplicando-se o valor que estiver negociado ao abrigo do convénio/protocolo entre instituições.