Select Page
pg comunicacao e produção de media audiovisuais

Pós-Graduação

Pós-graduação em Comunicação e Produção em Media Audiovisuais 

Coordenação: Hugo Miguel Carvalho

Duração: 80h contato- total horas 150 (contato+auto estudo)

Ects: 6

 

Objetivos

Este curso pretende habilitar o estudante com conhecimentos acerca de técnicas e equipamentos audiovisuais, de modo a compreender o seu funcionamento e aplicabilidade, para ser capaz de os utilizar com proficiência. Pretende, ainda, fornecer ao estudante conceitos de qualidade e de organização de trabalho empresarial. Com um sentido eminentemente prático, baseado no saber-fazer, a unidade curricular  é integrada e, nesse sentido, articula as várias especialidades de som e das imagens visual e audiovisual, para o desenvolvimento e concretização de projetos focados em narrativas de media audiovisuais. Por exemplo: um vídeo promocional ou institucional, um teaser, uma curta-metragem de ficção ou de não ficção (documentário).

Pretende-se, assim, que a abordagem ao curso seja feita de forma objetiva e concreta, visando a preparação e a integração dos estudantes no mundo laboral, capacitando-os com competências especializadas e competitivas para o mercado audiovisual. Embora a maioria dos conteúdos estejam relacionados com as vertentes técnica e prática  preconiza-se uma pedagogia conceptual transversal que os integra, também, ao nível artístico.

A abordagem às tecnologias do som e da imagem será feita considerando os processos  digitais e os vários meios e suportes. Além disso, a abordagem das linguagens discursivas essenciais para a construção narrativa audiovisual será desenvolvida, igualmente, tendo por base princípios da gramática dos géneros cinematográficos, informativos e do copywriting. Pretende-se que os alunos atinjam um bom nível desempenho na sociedade da comunicação ao nível quer do entretenimento, quer da informação.

Os conhecimentos devem ser adquiridos de forma gradual promovendo a interação entre a teoria e a prática, mas com foco na apresentação mandatória de um projeto final prático.

A Pós-Graduação pretende formar profissionais capazes de articular as várias especialidades de som e das imagens visual e audiovisual, para o desenvolvimento e concretização de projetos focados em narrativas de media audiovisuais. Por exemplo: um vídeo promocional ou institucional, um teaser, uma curta-metragem de ficção ou de não ficção (documentário).

Permitirá atuar de forma diferenciadora em agências de comunicação, publicidade ou design, seja através do desenvolvimento de trabalhos como profissionais autónomos na Criação de Conteúdos Digitais, Gestão de conteúdos multimédia para plataformas online e offline, Editor de Som e Imagem, Animador Digital).

Produção de conteúdos audiovisuais
Gabinetes de comunicação
Gabinetes de marketing
Gabinetes de Imagem
Televisão

Competências a Desenvolver

  • Desenvolver a capacidade para utilizar corretamente os equipamentos audiovisuais, para processamento combinado da imagem, do som, do vídeo, do texto de outros suportes digitais;
  • Aumentar a proficiência na utilização correta das diversas ferramentas e técnicas audiovisuais para produzir conteúdos; 
  • Alargar o conhecimento das normas de segurança e regulamentos em vigor nesta área para os cumprir;
  • Desenvolver um espírito de abertura e curiosidade face à evolução das tecnologias, numa atitude de constante inovação e aprendizagem;
  • Desenvolver competências no domínio da planificação e realização dos projectos; 
  • Adquirir um conhecimento informado sobre os diferentes géneros, estilos e cinematografias e a sua interligação com a prática audiovisual;
  • Fornecer os meios adequados para a compreensão e o domínio da linguagem dos media, a par do desenvolvimento de capacidades narrativas.

Carga Curricular

Iluminação

12 horas

Hugo Miguel Carvalho

Fotografia

8 Horas

Paulo Calhau e Hugo Miguel Carvalho

Vídeo

16 horas

Hugo Miguel Carvalho

Som

4 horas

Paulo Calhau e Hugo Miguel Carvalho

Argumento

8 horas

Vanessa Rodrigues E Ana Pereira

Edição

24 horas

Paulo Calhau

Realização

8 horas

Pedro Ferreira

Hugo Miguel Carvalho é doutorado em neurociências com especialização em mapeamento neurofisiológico das emoções humanas.
Tem uma formação muito diversificada, que vai do Design às Neurociências, passando pela administração e engenharia, às ciências médicas e forenses.
Mestrado em design.
Formou-se na Duke University em Neurociências Médicas.
É o fundador do projecto “Negócios à (sobre) mesa”, “PIGO”, “Clube ABAC- Aveiro Business Angels”, “Geisertech”, é também embaixador nacional da “IGNITE Portugal”.
Além disso, foi distinguido pelos últimos 7 anos consecutivos como o networker do ano (2014 a 2020).

Hugo Miguel Carvalho

Docente, ISCIA

É guionista, script doctor, criadora de conteúdos e copywriter.
Possui Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação, com especialização em Cinema e Televisão. Fundou a Cimbalino Filmes com três sócios e complementa a sua actividade profissional em diversas entidades, agências e produtoras, tanto nacionais como internacionais.

Ana Sofia Pereira

Docente, ISCIA

Paulo Calhau, licenciado em Arte e Comunicação/Cinema.
Criativo nas áreas do Design Gráfico, Fotografia e Video, docente e colaborador em diversas instituições de ensino, tem coordenado vários projetos reconhecidos em mostras nacionais e internacionais.
Apaixonado pela Luz e pelas Sombra, pelo Ruído e pelo Silêncio, procura sempre uma revolução no olhar cinematográfico.

Paulo Calhau

Docente, ISCIA

Licenciado em Artes Plásticas e Multimédia e Pós-Graduado em Comunicação Multimédia, variante Audiovisual Digital.
Diretor do CanalCentral – Televisão da Região de Aveiro, Pedro Ferreira foi docente do Departamento de Comunicação e Arte, na Escola Superior de Educação de Viseu, de 2009 a 2016 e abraçou, em 2017, um projeto de televisão de proximidade que tem como grande missão, levar ainda mais longe a nossa Região de Aveiro e o que de melhor ela tem.
Dirige ainda vários projetos de Comunicação, entre eles, o da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro e suas marcas e ainda o do Clube do Povo de Esgueira.
Distinguido com vários prémios de Arte Digital e Audiovisual, acredita que, as várias áreas de que gosta e desenvolve trabalho, são fundamentais para lhe dar uma visão mais alargada do que é, ou poderá ser, a televisão e conteúdos que nela se exibem.

Pedro Ferreira

Docente, ISCIA

É consultora em comunicação, jornalista, realizadora de documentários, professora universitária e investigadora. Mestre em Informação e Jornalismo, está atualmente a terminar o Doutoramento em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento. Colabora com produtoras de audiovisual, agências de comunicação e ONG’s, nas mais diversas formas de comunicação: copywriting, realização e produção, guiões, planeamento estratégico e voiceover. É autora de vários livros e assina uma crónica literária mensal no jornal online “Sinal Aberto”.

Vanessa Rodrigues

Docente, ISCIA

Programa (unidades curriculares):

1-Iluminação - 12 horas - Hugo Miguel Carvalho
  • Lâmpadas eléctricas – princípios de funcionamento
  • Projectores de recorte e projectores divergentes
  • Equipamento de iluminação portátil e de estúdio
  • Acessórios de iluminação – refletores e filtros
  • Instalação e comando de equipamento de iluminação
  • Objectivos da iluminação
  • Tipos de iluminação e principais ângulos de focagem em exteriores e interiores
  • Componentes do desenho de luz no vídeo e na fotografia
  • Elementos que constituem uma imagem
  • Sinopse de iluminação
2- Fotografia - 8 horas - Hugo Miguel Carvalho e Paulo Calhau
  • Os diferente tipos de equipamentos
  • Luz e cor
  • Formação da imagem: mecanismos da visão humana e da máquina fotográfica
  • Elementos essenciais da câmara fotográfica: constituição e funcionamento
  • Objectivas: princípios básicos, tipos e funções
  • Latitude de exposição. Contrastes e harmonias
  • Tipos e técnicas de iluminação – a direcção da luz. Contraluz
  • Edição digital de fotografia
  • Enquadramento e composição
  • Identificar profundidade de campo
  • Definir distância focal
  • Distinguir lente grande angular de teleobjectiva.
  • Relacionar temperaturas de cor
  • Definir dioptria
  • Definir a paralaxe
  • A Fotografia de estúdio
  • A Fotografia de exterior e interior
  • Dominar os princípios básicos da produção fotográfica e o uso dos equipamentos fotográficos
  • Aplicar a terminologia adequada ao domínio da fotografia. 
  • Tipos, características e manuseamento de câmaras fotográficas digitais
  • Linguagem fotográfica
  • Paralaxe; lente reflex
  • Nitidez de imagem; profundidade de campo
  • Relação abertura/tempo de exposição (índice de iluminação)
  • Escala de temperaturas de cor
  • Filtros de cor; contrastes; polarização; conversão
  • Princípios de funcionamento dos instrumentos ópticos
  • Analogias entre a câmara fotográfica e de vídeo e o mecanismo óptico humano
  • Profundidade de campo – ponto focal e distância focal
3- Vídeo – 16 horas – Hugo Miguel Carvalho
  • Diferentes tipos de Câmeras 
  • Suportes de câmera: Tripés, pedestais, rodados, gruas e gimbals
  • Equipamentos de apoio à produção
  • Suportes de gravação digitais 
  • Angulação, enquadramento, planos, movimentos de câmara e composição de imagem
  • Gravação digital 
  • Captação de vídeo e áudio de interiores e exteriores
  • Vídeo institucional, o vídeo promocional e o vídeo publicitário
  • Espectro das radiações – região do visível
  • Difracção da luz branca
  • Propriedades da luz
  • Iluminação natural e artificial – luz directa e luz reflectida
  • Luz, sombra, contraste – textura e relevo
  • Lei do inverso do quadrado da distância
  • Normas de luminância por classe de tarefa visual
  • Rendimento luminoso – eficácia espectral – temperatura de cor
  • Dioptria e paralaxe

 

  • O papel do digital imaging technician chief (DIT): workflow, sistematização, camera settings, etc.
4-Som - 4 horas – Hugo Miguel Carvalho e Paulo Calhau
  • Som no mundo audiovisual
  • Audição; distinção entre os vários tipos de som
  • Ouvido humano: comparação da anatomia, fisiologia do ouvido com a captação de som
  • Transformação do som num sinal eléctrico
  • Captação do som, microfones
  • Manuseamento e noções de segurança no uso do material profissional
  • Sincronização áudio e vídeo
  • Softwares de edição áudio
  • Bibliotecas de sons
  • Bibliotecas de música e músicas creative commons
5- Argumento e storytelling - 8 horas - Ana Pereira e Vanessa Rodrigues
  • Definição e prioridade metodológica da ideia
  • Tipos de ideia, a ideia centro da obra
  • Do Briefing à ideia
  • Storyline, primeiro desenvolvimento da ideia
  • Investigação, compilação e estudo do material narrativo
  • Definição de argumento
  • Relação entre ideia e argumento
  • Definição e elementos da sinopse
  • Importância da sinopse e tipos: técnica e comercial
  • Finalidade e utilidade da estrutura narrativa
  • Definição de guião literário
  • Características da redação de um guião literário
  • As funções dos  argumentistas em diferentes fases (pré e produção, como script doctor, continuidade, etc.)
6- Edição - 24 horas - Paulo Calhau
  • Âmbito da pós-produção vídeo
  • Ligações vídeo e áudio, o sincronismo
  • Teoria de edição; editores de vídeo linear
  • “Ilhas” de edição linear, editores e gravadores de vídeo portáteis
  • Técnicas de edição: Continuidade, tempo, ritmo, tipos de edição
  • Edições por assemble e por insert
  • Misturadores de vídeo e áudio a trabalharem em conjunto com os editores (edições A/B roll).
  • Softwares de edição
  • Edição de áudio e vídeo digital
  • Hardware e software para edição digital
  • A importância da catalogação do material para edição
7- Produção e Realização - 8 horas - Pedro Ferreira
  • O papel da produção no contexto audiovisual
  • Papel e função da Produção
  • Desenho de Produção
  • Organização: a importância da Call Sheet e do Orçamento
  • Produção in loco
  • O papel do produtor/produtora na Pós-Produção
  • Realização de conteúdos de comunicação audiovisual
  • Conteúdos de informação e de entretenimento
  • Importância da planificação e do guião na realização
  • Tipos de planos e movimentos de câmera usados na realização
  • Estética da realização
  • Funções do realizador na equipa de produção em estúdio de gravação e nas transmissões de exteriores
  • Realização na pré-produção, produção e pós-produção
  • Estúdio de televisão

Carga Curricular

Informação Prática:

Horário

Sexta-feira: 18:00 – 22:00

Sábado: 09:00 – 18:00 

Propina:

Valor propina: 1.800€

Preço de lançamento da 1ª edição:
150€ Matrícula (valor para inscrições até dia 15 de setembro)
899€ (valor para inscrições até dia 15 de setembro)

100€ Inscrição/Candidatura

Aluno não nacional
Candiudatura – 250€
Matricula – 450€

Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar. 

Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!