Pós-Graduação em Integração da SHT nas Organizações – Visão Prática

Pós-Graduação
ISSTO-VP
Departamento de Segurança e Higiene Ocupacional
Coordenação
Mónica Camarada
Co-Coordenação
Miguel Corticeiro Neves.
Acesso ao Certificado de Representante do Empregador, homologado pela ACT

É Gestor de Pessoas ou de Organizações?
Pretende rentabilizar a Segurança e Saúde no Trabalho na sua Organização e fazer dela um forte aliado da Gestão?
Então esta Pós-Graduação é para si, pois permite que fique conhecedor do que é necessário para que a Segurança e Saúde no Trabalho não seja uma miragem e que possa ser o interlocutor indicado com o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho!
Esta Pós-Graduação habilita-o como Representante do Empregador para as questões de Segurança e Saúde no Trabalho.
Destinatários
Segurança no Trabalho (Técnicos Superiores e Engenheiros)
Engenharia (Mecânica, Automóvel, Gestão Industrial, entre outras)
Gestão (Organizações e/ou Recursos Humanos)
Medicina do Trabalho
Enfermagem do Trabalho
Psicossociologia do Trabalho
Contextualização
Com a cada vez mais rápida e intensa modificação do mundo laboral, impõe-se que os gestores de pessoas e de organizações possuam conhecimentos que lhes permitam efectuar uma correcta administração dos recursos pelos quais são responsáveis nas suas organizações.
Assim, esta PG visa dotar as pessoas cujas actividades se encontrem relacionadas com gestão de pessoas e/ou de organizações/empresas dos conhecimentos necessários para que a Segurança e Saúde no Trabalho se revelem uma mais-valia para as respectivas organizações. Quando bem aplicados os conceitos, não apenas pelos intervenientes directos da SST (Engenheiros de Segurança no trabalho, Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança no trabalho, Ergonomistas, Psicólogos das Organizações/do Trabalho, Médicos e Enfermeiros do Trabalho), a Segurança e Saúde no Trabalho aporta retornos extremamente positivos ao nível, por exemplo, da diminuição do absentismo e da sinistralidade laboral.
Gestores de pessoas e de organizações bem preparados ao nível da SST poderão exigir que os actores da SST façam o que lhes compete fazer. Assim, esta Pós-Graduação tem como público-alvo preferencial os Gestores de Recursos Humanos, Gestores de Empresas, Administradores, detentores de cargos de chefia média e superior, entre outros. Os conteúdos ministrados servem também para efeitos de actualização técnico-científica dos intervenientes directos em matéria de SST referidos anteriormente, pelo que a frequência da Pós-Graduação por parte destes profissionais constitui também uma forma de manutenção e aperfeiçoamento das competências técnicas dentro da área.
Fundamentalmente prática, a Pós-Graduação assenta em exemplos e trabalhos de aplicação prática dos conceitos às diferentes realidades organizacionais dos alunos, sendo, assim, uma formação praticamente à medida do aplicável, dentro dos temas de cada módulo. Permite a obtenção da qualificação de Representante do Empregador para as questões de Segurança e Higiene no Trabalho, acreditada pela Autoridade para as Condições de Trabalho.
O facto de esta Pós-Graduação ser constituída por módulos que permitem a atribuição de ECTS é uma vantagem em termos de continuação de estudos para cursos conferentes de grau, ao nível do Mestrado, permitindo que seja creditada e dada a equivalência em UC elegíveis para o efeito.
Objetivos Gerais
Os alunos formados com a Pós-Graduação em Integração da SST nas Organizações – Visão Prática ficam aptos a actuar em organizações públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte, da indústria ou serviços, nomeadamente ao nível de:
- consultorias na área da SHT;
- realização de Avaliações de Riscos acplicadas à realidade de cada Organização;
- desenvolvimento e implementação de planos e programas de prevenção;
- gestão de factores de risco;
- formação profissional.
Com esta Pós Graduação será possível adquirir os seguintes CONHECIMENTOS:
- Evolução da prevenção de riscos profissionais no contexto europeu
- Competências dos organismos da Rede Nacional de Prevenção de Riscos Profissionais
- Conceitos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais
- Ética e deontologia dos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho
- Sistemas de gestão
- Planeamento da prevenção
- Organização da prevenção
- Gestão da prevenção
- Ética e Deontologia da Actividade Profissional
- Evolução do quadro normativo de SST
- Legislação de carácter específico
- Normas vinculativas e normas de recomendação
- Quadro normativo da Prevenção de Riscos Profissionais relativo à gestão de um sistema de prevenção na empresa
- Organização e funcionamento dos Serviços de SST
- Legislação relativa à elaboração de planos detalhados de Prevenção e Protecção
- Legislação de âmbito sectorial
- Legislação relativa à segurança e saúde de grupos particularmente vulneráveis
- Legislação relativa à prevenção de acidentes graves
- Legislação aplicável ao licenciamento industrial e à segurança de produtos
- Reparação de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais
- Sinistralidade laboral
- Doenças profissionais
- Análise custo/benefício da prevenção integrada
- Auditorias ao sistema de gestão da prevenção
- Ergonomia
- Noções de fisiologia
- Noções de biomecânica
- Postos de trabalho
- Equipamentos de trabalho
- Interface homem-máquina
- Factores ambientais (ruído, vibrações, iluminação, ambiente térmico, ventilação)
- Equipamentos dotados de visor
- Movimentação manual de cargas
- Efeitos sobre a saúde
- Metodologias de avaliação de riscos
- Componentes fundamentais dos processos produtivos
- Modelos e formas de organização do trabalho – Factores de penosidade associados
- Novas formas de organização do trabalho – ex: rotatividade de tarefas; alargamento de tarefas; enriquecimento de tarefas.
- Organização do trabalho – conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados
- Avaliação de riscos psicossociais
- Gestão dos riscos psicossociais
Aptidões
- Identificar factores de risco físicos, químicos, biológicos, ergonómicos, psicossociais em diferentes situações de trabalho.
- Aplicar metodologias de avaliação para quantificação de factores de risco.
- Correlacionar factores de risco e suas possíveis causas no processo, posto e organização do trabalho.
- Elaborar recomendações de carácter físico, biomecânico, ambiental, cognitivo, organizacional e psicossocial.
- Redigir e interpretar relatórios de análise de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos, psicossociais.
- Planear, implantar, monitorizar e avaliar programas de prevenção e controlo de riscos integrando, a todos os níveis e para o conjunto das actividades, a avaliação dos riscos e as respectivas medidas de prevenção.
- Colaborar na concepção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho.
- Supervisionar o aprovisionamento, a validade e a conservação dos equipamentos de protecção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança.
- Coordenar as medidas a adoptar em caso de perigo grave e iminente.
- Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis.
- Conceber e desenvolver o programa de informação para a promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação.
- Conceber e desenvolver o programa de formação para a promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.
- Desenvolver as actividades de informação e consulta dos representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho ou, na sua falta, dos próprios trabalhadores.
- Assegurar ou acompanhar a execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade.
- Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias.
- Elaborar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional.
- Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios.
- Coordenar ou acompanhar auditorias e inspecções internas.
- Recolher e organizar elementos estatísticos relativos à Segurança e Saúde no Trabalho.
- Dinamizar a gestão da prevenção na organização.
- Promover a cultura de segurança na organização.
- Acompanhar, representar e coadjuvar a execução das actividades de prevenção .
Atitudes
- Demonstrar capacidade de planificação e organização.
- Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos.
- Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, de liderança e de coordenação de projectos na área da Segurança e Saúde no Trabalho.
- Demonstrar capacidade de comunicação com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo, de forma a obter os melhores dados para poder apresentar os melhores resultados.
- Demonstrar capacidade de adaptação de comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress.
- Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação, fundamental na área da Segurança e Saúde no Trabalho.
- Demonstrar capacidade de tomada de decisão.
- Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.
- Demonstrar elevada criatividade e espírito de iniciativa, empenhando-se em apresentar projectos de prevenção de riscos profissionais de elevada qualidade.
- Demonstrar pró-actividade, assertividade e orientação para resultados.
- Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações.
Destinatários
- Engenharia (Mecânica, Automóvel, Gestão Industrial, entre outras)
- Gestão (Organizações e/ou Recursos Humanos)
- Medicina do Trabalho
- Enfermagem do Trabalho
- Psicossociologia do Trabalho
- Segurança no Trabalho (Técnicos Superiores e Engenheiros)
Saídas Profissionais
Especialista em Integração da SST nas Organizações – Visão Prática
Representante do Empregador para acompanhar e coadjuvar a execução das actividades de prevenção (Lei nº 3/2014 de 28 de Janeiro, Artigo 77º).
Equipa de Docentes
- Prof. Mestre Mónica Camarada
- Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
- Prof. Doutor José Magalhães
- Prof. Mestre António Ribeiro
- Prof. Lic. Paulo Freitas
- Prof. Lic. Andiolina Coracini
Plano Curricular
Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais – Planeamento e Organização |
50 HC + 75 HNC |
5 |
Miguel Corticeiro Neves |
Normativos legais aplicados à actividade profissional |
50 HC + 50 HNC |
4 |
Miguel Corticeiro Neves Paulo Freitas |
Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais – Técnicas de Controlo |
25 HC + 50 HNC |
3 |
Mónica Camarada |
Ergonomia e Condições de Segurança e Saúde no Posto de Trabalho |
50 HC + 50HNC |
4 |
Antóno Ribeiro |
Organização do Trabalho – Gestão das Organizações |
25 HC + 50 HNC |
3 |
Mónica Camarada Andiolina Coracini |
Gestão de Riscos Psicossociais |
25 HC + 50 HNC |
3 |
José Magalhães Andiolina Coracini |
Trabalho Final |
50 HC + 150 HNC |
4 |
Miguel Corticeiro Neves Monica Camarada |
Modalidade
Presencial e à distância, em simultâneo. Em algumas situações, poderão ser ministrados alguns conteúdos unicamente à distância, nomeadamente os que não exigirem exercícios ou actividades práticas.
Documentação necessária:
- a) cópia autenticada do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) número completo de Identificação Civil
- d) número completo de Identificação Fiscal
- e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Horário |
Blended learning* 6as – 19:00 – 23:00 Sábados – 09:00 – 18:00 |
Vagas | 20 vagas |
Propinas |
Inscrição/Candidatura: € 100,00 Matrícula: € 250,00 Propina: € 800,00 Aluno não nacional |
ECTS | 26 |
Candidatura | Candidaturas abertas |
Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar.