
Pós-Graduação
Psicopedagogia
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
Víctor José Reis
O paradigma da inclusão social traduz-se no contexto escolar por uma necessidade de desenvolver um ensino de qualidade que se caracteriza, acima de tudo, por assegurar a equidade de oportunidades a todos os alunos de modo a garantir, a todos, o sucesso educativo.
Para granjear tal intento deve a escola reestruturar-se para responder às necessidades educativas de cada criança que se manifestam sobre a forma de dificuldades de aprendizagem.
A escola nem sempre é suficiente para responder às necessidades educativas de todas as crianças de modo a colmatar as suas dificuldades de aprendizagem e a garantir o sucesso educativo, havendo a necessidade de atuação de técnicos especializados externos à escola, em contexto de gabinetes para tal orientados.
Por outro lado, na população idosa a aprendizagem, ainda que continue a ser um processo essencial à sobrevivência, é dificultada por limitações na atividade e participação, derivadas de diversos fatores, uns mais internos como os neuropsicológicos, outros mais externos e ambientais como a violência exercida sobre as pessoas idosas nos seus contextos cuidadores ou ausência de redes de suporte social, gerando-se assim, a necessidade de uma intervenção especializada que ajude a colmatar essas dificuldades.
Ainda, as organizações e as comunidades necessitam, frequentemente, de programas de intervenção promotores de aprendizagem e educação de diferentes vertentes necessárias ao seu bom funcionamento sistémico.
Não se deve esquecer que o factor mudança altera de modo sensível as envolventes sócio-económicas que rodeiam os estudantes e que o gap geracional e o gap tecnológico têm que ser tidos em conta.
Esta pós-graduação pode ser desenvolvida em metodologias diferentes: no formato clássico presencial, metodologia de blended learning ou num formato puramente distal, com recurso ao Campus Distal do ISCIA.
Modalidade
Blended learning (presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning)
Objetivos
- Compreender o âmbito de atuação da psicopedagogia e sua delimitação em relação a outras práticas
- Efetuar diagnósticos de cariz psicopedagógico
- Compreender e delinear programas de intervenção em fenómenos psicotrópicos enquadrados em contextos psicotrópicos
- Programar intervenções em situações de dificuldade de aprendizagem
- Elaborar programas de intervenção adequados às necessidades educativas especiais manifestadas por crianças em idade escolar
- Compreender o desenvolvimento humano como extensível às pessoas idosas
- Identificar os parâmetros de qualidade de vida em pessoas idosas
- Identificar alterações nas funções cognitivas, psicomotoras e emocionais derivadas de alterações neuropsicológicas
- Identificar e delinear programas de intervenção psicopedagógicos em quadros psicopatológicos e de saúde mental
- Delinear programas de intervenção com abrangência institucional e comunitária
- Aplicar os princípios éticos na atuação psicopedagógica
- Desenvolver investigação aplicada em psicopedagogia
Plano Curricular
- Metodologia de investigação – 8 ECTS
- Psicopedagogia – História e ética – 7 ECTS
- Aspetos biopsicossociais no envelhecimento – 7 ECTS
- Neuroeducação – 8 ECTS
- Diagnósticos psicopedagógicos e saúde mental – 8 ECTS
- Psicopedagogia das necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem – 8 ECTS
- Intervenção psicopedagógica institucional e comunitária – 7 ECTS
- Intervenção psicopedagógica em comportamentos aditivos e delinquência – 7 ECTS
- Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção Educativa Especializada (50 horas)
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.
Documentação necessária:
- a) cópia autenticada do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) número completo de Identificação Civil
- d) número completo de Identificação Fiscal
- e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Horário |
Sextas-feiras das 17:30 às 22:30 Sábados das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:00 |
Vagas | 15 a 30 vagas |
Propinas |
Candidatura: 100,00€ Consulta a nossa tabela de emolumentos» Aluno não nacional |
ECTS | 60 |
Candidatura | Candidaturas abertas |
Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar.
Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt