Manhã Aberta de Saúde e Bem-Estar
Atividade envolveu mais de 60 participantes e aliou Bem-Estar, Criatividade e Aprendizagem Não Formal
No dia 2 de dezembro de 2025, o ISCIA recebeu a Manhã Aberta de Saúde e Bem-Estar, uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes do 1.º ano do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens (ACJ) e do 1.º ano da Licenciatura em Educação Social, no âmbito da componente de avaliação prática das unidades curriculares Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo e Sociopedagogia do Tempo Livre e de Lazer.
A atividade teve como propósito operacionalizar os conteúdos teóricos das duas unidades curriculares, colocando em prática princípios da Educação Não Formal, da promoção do bem-estar e da dinamização sociopedagógica, através de um conjunto diversificado de experiências destinadas à comunidade ISCIA, familiares e amigos.
Participaram também estudantes da Universidade Sénior de Cacia, alunos do Curso Profissional de Auxiliar de Ação Educativa da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, e ainda estudantes do 2.º ano do CTeSP de ACJ e da Licenciatura em Educação Social, reunindo um total de cerca de 65 participantes.
Ao longo da manhã foram dinamizadas atividades de grupo inspiradas na ludicidade dos jogos de tabuleiro, exercícios de expressão artística (como pintura a óleo e técnica do guardanapo), práticas de mindfulness, propostas de conexão com a natureza, valorização dos jogos tradicionais, desafios de motricidade fina e dinâmicas colaborativas que estimularam competências como a criatividade, memória, atenção, linguagem, perceção, tolerância e trabalho em equipa.
A iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, proporcionando aos participantes um ambiente de aprendizagem ativa, tranquilidade e partilha intergeracional.
Testemunhos dos estudantes organizadores
Os alunos responsáveis pela organização partilharam algumas das suas reflexões finais:
“Quanto ao dia, foi fantástico; a organização foi de excelência. Significou muito para nós, por ser um momento único de aprendizagem para, no futuro, estarmos preparados para a nossa profissão.” – 1.º ano ACJ
“Esta atividade teve um grande impacto na nossa vida, ajudando-nos a interagir e a conviver com diferentes pessoas. Conseguimos organizar tudo a tempo e proporcionar às pessoas atividades para que pudessem desfrutar da Manhã Aberta.” – 1.º ano ACJ
“Nós, do 1.º ano da Licenciatura em Educação Social, consideramos que esta iniciativa promoveu aprendizagens que reforçaram o nosso percurso. Reconhecemos que a orientação da Professora Alexandra Gomes foi essencial para o nosso crescimento e para o desenvolvimento de atividades intergeracionais tão enriquecedoras para o ISCIA.”
A Manhã Aberta de Saúde e Bem-Estar reforça o compromisso formativo do ISCIA com metodologias participativas, o desenvolvimento pessoal e a promoção de ambientes de aprendizagem significativos.


