Select Page
Pós graduação em AI, Comunicação e Marketing ISCIA Blog 2025

“Sinergia de Forças” junta bombeiros e fisioterapeutas

Evento juntou profissionais e estudantes da saúde e das emergências para um dia de formação, partilha de boas práticas e cooperação interprofissional

O ISCIA participou, no dia 6 de dezembro, no evento “Sinergia de Forças – Saúde, Segurança e Desempenho em Emergências”, uma iniciativa que juntou entidades de referência na área da saúde e da proteção em contexto de emergência.

A sessão contou com a participação conjunta do ISCIA, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto), da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, dos Bombeiros Novos de Aveiro e com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

No total, estiveram presentes cerca de 60 participantes, entre estudantes, bombeiros e profissionais de saúde, num dia inteiramente dedicado à partilha de boas práticas na prevenção de lesões respiratórias e músculo-esqueléticas em contexto de emergência.

O programa integrou sessões plenárias, momentos de discussão sobre ergonomia e exposição ao risco, e ainda workshops práticos em pequenos grupos, orientados por especialistas da área, incluindo o fisioterapeuta e bombeiro Dylan Gonçalves, cuja experiência em atuação pré-hospitalar contribuiu de forma decisiva para o sucesso da iniciativa.

A colaboração entre instituições de ensino superior e corpos de bombeiros permitiu reforçar a importância do trabalho interprofissional em cenários exigentes, destacando estratégias de prevenção, autocuidado, desempenho físico e segurança operacional.

Formação especializada no ISCIA

O evento reforça também a relevância da formação avançada na área das emergências. O ISCIA tem atualmente candidaturas abertas para a Microcredencial em Fisioterapia em Contexto de Emergência e Catástrofe, uma oferta formativa orientada para fisioterapeutas que pretendam intervir em cenários críticos, com foco na ergonomia, performance, triagem, apoio às equipas de socorro e prevenção de lesões em primeira linha.

Translate »