Pós-graduaçãoIntervenção Precoce na Infância
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), o presente curso releva para a progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110 e 910.
Porquê fazer este curso?
Com esta formação superior o ISCIA pretende formar especialistas em Técnicas de Intervenção Precoce na Infância. Pretende promover a clarificação de conceitos e propor práticas conducentes a intervenções ajustadas na área da educação especial; dominar as metodologias de intervenção (métodos e técnicas), promovendo, desse modo, uma resposta educativa junto de crianças e jovens.
Para os professores que à data da inscrição tenham 5 anos de serviço docente completado, esta Pós-graduação pode servir como Formação Especializada, conforme acreditação abaixo referenciada.
Área de formação especializada: Educação Especial
Especialização: Domínio da Intervenção Precoce na Infância
Modalidade: Especialização pós-licenciatura
Registo de acreditação: CCP
Nº de horas acreditadas para progressão em carreira: 250
Modalidade:
Blended Learning:
Sessões Online Assíncronas (acesso ao Campus Virtual)
8 Sessões Presenciais, em Aveiro, no ISCIA
Competências
Pretende-se, entre outros, promover a clarificação de conceitos e propor práticas conducentes a intervenções ajustadas na área da educação especial; dominar as metodologias de intervenção (métodos e técnicas), promovendo, desse modo, uma resposta educativa junto de crianças e jovens.
Destinatários
Este Curso destina-se, entre outros, a Psicólogos, técnicos de inserção, enfermeiros, animadores sócio-culturais, técnicos de serviço social, técnicos de reabilitação, gestores de recursos humanos, médicos, conselheiros familiares, magistrados, professores, educadores, formadores, sociólogos, advogados.
Plano Curricular
Formação Geral
- Métodos e técnicas de investigação e análise de dados
- Organização curricular em Intervenção Precoce
Formação Específica
- Práticas de Intervenção Precoce (0 aos 2 anos)
- Práticas de Intervenção Precoce (3 aos 6 anos)
- Psicopatologia do bébé e da primeira infância
- Desenvolvimento Infantil e relação familiar
- Direito de Família e menores
- TIC na intervenção precoce
Formação para Projetos
- Elaboração de um trabalho de investigação
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.
Documentação necessária:
- a) cópia autenticada do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) declaração original do tempo de serviço (para obtenção de Diploma de Especialização) só para o grupo de docentes
- d) número completo de Identificação Civil
- e) número completo de Identificação Fiscal
- f) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), o presente curso releva para a progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110 e 910.
Modalidade: Blended Learning
Sessões Online Assíncronas (acesso ao Campus Virtual)
8 Sessões Presenciais, em Aveiro, no ISCIA
| Horário |
As sessões que se realizam de forma presencial decorrem ao sábado, das 09.00 às 18.00. As sessões online realizam-se de forma assíncrona, de acordo com as instruções dos docentes das Unidades Curriculares. |
| Vagas | 15 a 30 vagas |
| Valores |
Pré-candidatura: 100,00€ Aluno não nacional |
| ECTS | 60 |
| Candidaturas | Abertas através do formulário de candidatura |
Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar.
*No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.