Pós-graduação
Animação Comunitária
Porquê fazer este curso?
O curso de Pós-graduação em Animação Comunitária serve para formar profissionais capazes de intervir em contextos socioculturais e comunitários, promovendo a inclusão, a cidadania ativa e o desenvolvimento sustentável em territórios específicos.
A Animação Comunitária surge como uma abordagem estratégica, focada na participação ativa das pessoas e na promoção de soluções criativas para fortalecer os laços sociais e culturais, através de ações diretas no território, de forma criativa.
Modalidade
Blended Learning
Modalidade Blended Learning
Destinatários O público-alvo é constituído por Animadores Socioculturais, Educadores Sociais, Professores, Artistas e Mediadores Culturais.
Objetivos
Desenvolver competências técnicas e criativas para a conceção, gestão e implementação de projetos socioculturais e comunitários, capacitando os alunos a atuar em diferentes contextos e com públicos diversos, promovendo a inclusão social e a cidadania ativa.
Formar profissionais capazes de trabalhar de forma colaborativa e interdisciplinar com comunidades, instituições e outros agentes sociais, visando o fortalecimento do tecido social, a promoção do bem-estar coletivo e a valorização do património cultural e ambiental local.
Fomentar a reflexão crítica e a capacidade de avaliar o impacto das intervenções socioculturais, assegurando a adaptação das práticas às necessidades e características específicas das comunidades e a criação de soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios sociais contemporâneos.
Competências
No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Animação Sociocultural e Comunitária, incluindo a sua história, princípios e objetivos;
- Identificar as necessidades socioculturais e comunitárias de diferentes grupos populacionais, promovendo estratégias de intervenção adequadas ao território;
- Ter competências de planeamento, organização e gestão de projetos socioculturais, desde a conceção até à avaliação dos resultados;
- Aplicar técnicas e metodologias de animação sociocultural em diferentes contextos, como escolas, comunidades, lares de idosos, associações e eventos culturais;
- Promover a inclusão social e a cidadania ativa, criando atividades que integrem indivíduos ou grupos em situações de vulnerabilidade;
- Fomentar o desenvolvimento da criatividade e a participação ativa da comunidade em iniciativas culturais, recreativas e educativas;
- Trabalhar em equipa e em rede com outros profissionais e instituições, promovendo a colaboração interdisciplinar para alcançar objetivos comuns;
- Utilizar ferramentas e recursos digitais para dinamizar projetos socioculturais, incluindo redes sociais, plataformas colaborativas e meios audiovisuais;
- Demonstrar competências de mediação e comunicação interpessoal, promovendo o diálogo, a resolução de conflitos e a coesão comunitária;
- Avaliar o impacto das ações de animação sociocultural, recolhendo feedback e propondo melhorias com base nas necessidades identificadas.
Saídas Profissionais
Combinando criatividade, gestão e intervenção social, o profissional de Animação Comunitária pode atuar como um agente transformador no desenvolvimento das comunidades, desenvolvendo o seu trabalho em:
Centros comunitários, lares de idosos, associações culturais, museus, bibliotecas, centros de juventude, hospitais, instituições de apoio a pessoas com deficiência, (promovendo atividades recreativas, culturais e educativas) Organização sociais (como agente mediador para a integração de diferentes grupos); projetos comunitários (concebendo e gerindo projetos que respondam às necessidades do território), empresas de turismo e lazer (através de programas de animação turística), autarquias e ONG (implementação de políticas de desenvolvimento comunitário de reforço da identidade local), Eventos Culturais e Artísticos (no planeamento e gestão de eventos comunitários, feiras culturais, festivais locais ou workshops) e Formação ou Consultoria (destinada a diversas organizações na conceção de Projetos socioculturais e comunitários).
Plano Curricular
O plano curricular é composto por um currículo único com o total de 300 horas (60 horas de formação geral e 240 horas de formação específica), que se dividem em:
- 60 horas de aulas presenciais no ISCIA, em Aveiro (9 dias).
- 36 horas de aulas online síncronas.
- 124 horas de aulas assíncronas.
- 70 horas de trabalho de projeto.
Formação Geral
- Métodos e Técnicas de Investigação em Animação Comunitária (30h)
- Modelos de Animação e Desenvolvimento Comunitário (30h)
Formação Específica
- História da Animação Sociocultural (20h)
- Animação Sociocultural e Organização de Eventos (20h)
- Animação Artística (30h)
- Educação Permanente e Intervenção Comunitária (20h)
- Financiamento de Projetos Culturais: Apoios e candidaturas (20h)
- Seminário de formação para Projetos de Intervenção Comunitária (30h)
- Projeto Comunitário: Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção e Animação Comunitária (100h)
Corpo Docente
- Métodos e Técnicas de Investigação em Animação Comunitária – Rui Fonte
- Modelos de Animação e Desenvolvimento Comunitário – Luís Carvalho
- História da Animação Sociocultural – Rui Fonte
- Animação Sociocultural e Organização de Eventos – Daniela Mendes
- Animação Artística – Luís Carvalho
- Educação Permanente e Intervenção Comunitária – Rui Fonte
- Financiamento de Projetos Culturais: Apoios e candidaturas – Docente convidado
- Seminário de formação para Projetos de Intervenção Comunitária – Rui Fonte e Luís Carvalho
- Projeto Comunitário: Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção e Animação Comunitária – Rui Fonte e Luís Carvalho
Nota: Cada unidade curricular terá, pelo menos, mais um docente convidado de referência nacional e internacional, para a realização de seminários ou workshops.
No final do curso será realizado o “Primeiro Encontro de Animação Comunitária”, no ISCIA, com a participação de todos os docentes, alunos e convidados da área.
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional. Excecionalmente serão aceites candidaturas de profissionais em áreas afins, mediante avaliação do currículo e percurso profissionais (no mínimo 12º ano ou CTESP).
Documentação necessária:
- cópia autenticada do certificado de habilitações
- curriculum vitae
- declaração de identificação civil preenchida e assinada*
- fotografia tipo passe, devidamente identificada
- comprovativo de pagamento da taxa de candidatura (100€)
* Cidadãos da União europeia: Cartão do Cidadão/Cartão de identidade ou passaporte. Cidadãos extra-comunitários: Título de residência, visto de estudante ou cópia do passaporte.
Informação Prática
Modalidade: Blended Learning
- 60 horas de aulas presenciais no ISCIA, em Aveiro (9 dias)
- 36 horas de aulas online síncronas
- 124 horas de aulas assíncronas
- 70 horas de trabalho de projeto
| Horário |
As sessões que se realizam de forma presencial decorrem ao sábado, das 09:00 às 18:00. As sessões online síncronas realizam-se de acordo com as instruções dos docentes das Unidades Curriculares, com preferência às sextas-feiras a partir das 18:00, através da plataforma ZOOM. As sessões online assíncronas realizam-se de acordo com as instruções dos docentes das Unidades Curriculares, através do CAMPUS VIRTUAL. |
| Vagas | 10 a 30 vagas |
| Valores |
Pré-candidatura: 100,00€ Aluno não nacional |
| ECTS | 60 |
| Candidaturas | Abertas através do formulário de candidatura |
Existem outros valores associados ao curso que deve consultar na tabela de emolumentos geral, uns que vai necessitar e outros que pode ou não vir a precisar.
*No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.