ISCIA integrou programa de mobilidade Erasmus+ na Croácia
Entre os dias 12 e 16 de maio (componente virtual) e de 31 de maio a 4 de junho (componente presencial), um grupo de alunos da Licenciatura em Proteção Civil e do Mestrado em Gestão de Emergência e Socorro do ISCIA participou no Blended Intensive Programme (BIP)“Crisis Management for a Sustainable Future: Health, Water, Climate and Marine Protection”, promovido pela University of Applied Sciences Velika Gorica, na Croácia. A participação foi acompanhada pelas docentes Maria Feio e Lúcia Santos, do ISCIA.
Na vertente presencial, alunos e docentes participaram numa experiência imersiva no Centro de Treino para Bombeiros em Šapjane, coordenada em colaboração com o Diretorado de Proteção Civil do Ministério do Interior da Croácia. Durante esta fase, planearam, prepararam e construíram um campo temporário para desalojados, em cenários de emergência, aplicando metodologias reais de resposta a catástrofes.
O programa reuniu participantes de diversos países europeus, incluindo Bélgica, Croácia, Espanha, Eslovénia, Finlândia, Países Baixos e Roménia, permitindo o reforço da cooperação e do entendimento intercultural entre os futuros profissionais da área da gestão de crise.
Paralelamente, a docente Maria Feio apresentou uma comunicação oral na 18.ª edição do congresso internacional Crisis Management Days – DKU25, com o tema “Electrical risks in the firefighter’s activity: Portugal as a case study”, em coautoria com Diogo Duarte. Uma participação que valoriza a produção científica desenvolvida no ISCIA e a sua ligação à prática profissional.
Este BIP representa um passo relevante na preparação dos alunos para contextos internacionais e complexos de crise, reforçando o compromisso do ISCIA com uma formação de excelência e com a promoção de experiências de mobilidade de alto impacto.



