Pós-Graduação
Psicogerontologia
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
O atual contexto sociodemográfico português caracteriza-se, em termos do parâmetro idade por uma pirâmide etária em processo dinâmico de inversão. Esta configuração da pirâmide etária identifica mudanças demográficas na população, simultaneamente um decréscimo da natalidade e um aumento da longevidade.
Com o avanço da medicina, quer de técnicas de diagnóstico quer procedimentos terapêuticos, as faixas etárias da população idosa ampliaram-se, sendo hodiernamente frequente encontrar pessoas ativas com mais de 80 e mesmo mais de 90 anos.
Se, por um lado, esta longevidade e aumento da esperança de vida e de decréscimo da mortalidade são marcos positivos da conquista das ciências médicas, por outro lado, impõe o desenvolvimento de novas práticas profissionais que possam responder a necessidades emergentes nas áreas da gerontologia e da geriatria.
Efetivamente, a longevidade nem sempre é sinónimo de qualidade de vida nem de saúde, havendo necessidade de cuidados e, mesmo, de intervenções especializadas junto da população idosa para alcançar estes estádios de bem-estar.
Ao mesmo tempo, esta população é, muitas vezes, vítima de solidão e mesmo de abandono, além de sofrer o impacto das perdas sucessivas inerentes à morte de familiares e amigos. Estas situações psicossociais têm repercussão psicológica, implicando a necessidade de atendimentos especializados.
Neste enquadramento macrossistémico, e com o intuito de formar técnicos especializados na área da psicogerontologia, o ISCIA desenvolveu uma pós-graduação em psicogerontologia com 60 ECTS e a duração de 2 semestres. Esta pós-graduação pode ser desenvolvida em metodologias diferentes: no formato clássico presencial, metodologia de blended learning ou num formato puramente distal, com recurso ao Campus Distal do ISCIA.
Modalidade
Blended learning (presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning)
Objetivos
- Discriminar entre gerontologia, geriatria e psicogerontologia – os âmbitos e limites de intervenção
- Comprender o desenvolvimento humano como extensível às pessoas idosas
- Identificar os parâmetros médios de qualidade de vida nas pessoas idosas
- Compreender o funcionamento cerebral e identificar alterações nas funções cognitivas, emocionais e psicomotoras nos idosos derivadas de alterações neuropsicológicas
- Identificar, lidar e intervir com condições de saúde incapacitantes nas pessoas idosas
- Desenvolver princípios éticos na atuação e intervenção junto de pessoas idosas
- Definir planos de intervenção psicopedagógica junto de pessoas idosas
- Delinear planos de intervenção ocupacionais junto de pessoas idosas
- Delinear programas de intervenção com o intuito de capacitar e dotar de poder de decisão os cuidadores de pessoas idosas
- Identificar e intervir em situações de violência sobre pessoas idosas e saber acionar os meios jurídicos e redes sociais de apoio formal nessa situação
- Desenvolver investigação em gerontologia
Plano Curricular
- Metodologia de investigação – 8 ECTS
- Psicogerontologia – história e ética – 7 ECTS
- Aspetos biopsicossociais no envelhecimento – 8 ECTS
- Neuroeducação – 7 ECTS
- Desenvolvimento humano e saúde mental no envelhecimento – 8 ECTS
- Intervenção psicoeducativa e empowerment de cuidadores de idosos – 7 ECTS
- Intervenção psicopedagógica e ocupacional em gerontologia – 8 ECTS
- Abordagem psicossocial e jurídica na violência em gerontologia – 7 ECTS
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.
Documentação necessária:
- a) cópia autenticada do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) número completo de Identificação Civil
- d) número completo de Identificação Fiscal
- e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Horário |
Sextas-feiras das 17:30 às 22:30 |
Vagas |
15 a 30 vagas |
Propinas |
€ 2000,00 Consulta a nossa tabela de emolumentos» |
ECTS |
60 |
Candidatura |
Candidaturas abertas |
A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.
No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.
Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt