Mediação de Conflitos na Escola
Candidaturas Encerradas

Pós-Graduação
Mediação de Conflitos na Escola
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
Victor Reis
Porquê fazer este curso?
Quando pensamos em estratégias de resolução de problemas, nomeadamente na Mediação Escolar, temos de olhar para o aluno, para o professor, agentes educativos, pais e comunidade, de uma forma integrada. Esta formação pretende, essencialmente, sensibilizar os profissionais que trabalham com crianças, jovens e suas famílias, para a importância da mediação de conflitos nas escolas, através do desenvolvimento de estratégias, programas e competências de resolução de situações que surgem no seu dia-dia. É uma formação essencialmente prática e com um projeto final de mediação de conflitos na escola.
Destinatários
Professores, Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Psicopedagogos e outros Profissionais com interesse na área
Modalidade
Presencial
Objetivos Gerais
– Identificar as principais caraterísticas da comunicação eficaz;
– Reconhecer a influência do preconceito na comunicação;
– Compreender a importância da escuta ativa e a atenção plena no processo de comunicação;
– Caracterizar o papel dos profissionais que lidam com a criança e jovem na resolução de conflitos;
– Promover competências de inteligência emocional nas relações humanas;
– Promover competências para o desenvolvimento de processos de diálogo na resolução de problemas;
– Desenvolver estratégias de mediação de conflitos.
Plano Curricular
Módulos 1 (15h) – A Mediação de Conflitos na Escola em Portugal
- Uma breve história da mediação e da mediação escolar
- A mediação escolar em Portugal
- A Mediação escolar na história do movimento de resolução alternativa de conflitos (RAC)
- Delimitação do Conceito
- Princípios gerais aplicados à Mediação
- Função e competências do mediador
- A mediabilidade do conflito
- Ética e Deontologia dos Mediadores
- Os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)
Módulo 2 (15h) – Conflito em Contexto Escolar
- 1. Especificidades do contexto escolar
- Socialização da criança
- Clima escolar
- Tipos de Conflito vivenciados nas escolas
4.1. Indisciplina
4.2. Comportamentos anti-sociais e violência
4.3. As consequências do Bullying, e do Cyberbulling
4.4. Os Conflitos e recreios
Módulo 3 (20h) – A adolescência – uma etapa em desenvolvimento
- 1. Ideias pré-concebidas acerca do adolescente
- O cérebro do adolescente – em desenvolvimento e maturação
- Identidade e características da adolescência
- Processo de socialização e influência dos pares
- Psicopatologias na adolescência
Módulo 4 (15h) – Crianças e jovens em risco socioeducacional
- Fatores de risco
- Intervenção em contextos de risco
- O papel da mediação em contexto de risco
Módulo 5 (20h) – A família no processo de mediação de conflitos
- O conceito de família
- Novas formas de ser família
- A criança e a família
Módulo 6 (20h) – As relações interpessoais e os comportamentos dentro da sala de aula
- A participação e o envolvimento da família na escola
1. As relações interpessoais e os intervenientes na sala de aula; - Conceção positiva dos comportamentos e dos conflitos;
- Gestão de comportamentos disruptivos em contexto de aula;
- Restabelecer a autoridade – consequências negativas para comportamentos inadequados.
Módulo 7 (15h) – Comunicação no contexto escolar
- Ultrapassar preconceitos
- A comunicação nos conflitos interpessoais
- Fortalecer a comunicação
- Estratégias de comunicação para resolução de conflitos em contexto escolar
- Técnicas de Coaching em contexto escolar a aplicar na resolução de problemas
Módulo 8 (15h) – Negociação cooperativa e resolução de problemas
- O conceito de mediação de conflitos na escola
- A neutralidade no processo de mediação
- O professor mediador
- A mediação entre pares: o aluno mediador
- Práticas restaurativas nas escolas (diálogo restaurativo, círculos de mediação, círculos restaurativos)
Módulo 9 (15h) – Processos de Mediação
- O processo negocial
- Competências, obstáculos e constrangimentos comunicacionais
- A escuta ativa e eficácia da comunicação
- Tipos de negociação: negociação distributiva e negociação integrativa
- Técnicas e estratégias de negociação
Módulo 9 (15h) – Processos de Mediação Módulo 10 (10h) – Linhas orientadoras das práticas restaurativas nas escolas
- Passos de um diálogo restaurativo;
- Diálogos em círculos
- Mediação preventiva e de resolução de conflitos
Módulo 11 (10h) – A Mediação Sociocultural
- Educação para a Cidadania e direitos humanos
- Educação para a Paz
- Educação Multicultural
Módulo 12 (30h) – Projeto de Mediação em Contexto Escolar
1. Planeamento e implementação de um projeto de mediação na escola
2. Desenho de um Projeto de Intervenção e Mediação em contexto escolar
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.
Documentação necessária:
-
- a) cópia autenticada do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) número completo de Identificação Civil
- d) número completo de Identificação Fiscal
- e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Horário | Sextas (das 14:30 às 18:30) e Sábados (das 09:00 às 13:00) |
Vagas | 30 |
Propinas |
Inscrição/candidatura: 100 € Matrícula: 295 € Propina: € 1500,00 |
Candidatura | Candidaturas abertas |