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PG Mediação de Conflitos na Escola

Pós-Graduação

Mediação de Conflitos na Escola

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Vitor Reis

Quando pensamos em estratégias de resolução de problemas, nomeadamente na Mediação Escolar, temos de olhar para o aluno, para o professor, agentes educativos, pais e comunidade, de uma forma integrada. Esta formação pretende, essencialmente, sensibilizar os profissionais que trabalham com crianças, jovens e suas famílias, para a importância da mediação de conflitos nas escolas, através do desenvolvimento de estratégias, programas e competências de resolução de situações que surgem no seu dia-dia. É uma formação essencialmente prática e com um projeto final de mediação de conflitos na escola.

Destinatários

Professores, Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Psicopedagogos e outros Profissionais com interesse na área

Modalidade

Presencial

Objetivos

– Identificar as principais caraterísticas da comunicação eficaz;
– Reconhecer a influência do preconceito na comunicação;
– Compreender a importância da escuta ativa e a atenção plena no processo de comunicação;
– Caracterizar o papel dos profissionais que lidam com a criança e jovem na resolução de conflitos;
– Promover competências de inteligência emocional nas relações humanas;
– Promover competências para o desenvolvimento de processos de diálogo na resolução de problemas;
– Desenvolver estratégias de mediação de conflitos.

Plano Curricular

Módulos 1 (15h) – A Mediação de Conflitos na Escola em Portugal 

  1. Uma breve história da mediação e da mediação escolar
  2. A mediação escolar em Portugal
  3. A Mediação escolar na história do movimento de resolução alternativa de conflitos (RAC)
  4. Delimitação do Conceito
  5. Princípios gerais aplicados à Mediação
  6. Função e competências do mediador
  7. A mediabilidade do conflito
  8. Ética e Deontologia dos Mediadores
  9. Os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

Módulo 2 (15h) – Conflito em Contexto Escolar 

  1. 1. Especificidades do contexto escolar
  2. Socialização da criança
  3. Clima escolar
  4. Tipos de Conflito vivenciados nas escolas
    4.1. Indisciplina
    4.2. Comportamentos anti-sociais e violência
    4.3. As consequências do Bullying, e do Cyberbulling
    4.4. Os Conflitos e recreios

    Módulo 3 (20h) – A adolescência – uma etapa em desenvolvimento 

    1. 1. Ideias pré-concebidas acerca do adolescente
    2. O cérebro do adolescente – em desenvolvimento e maturação
    3. Identidade e características da adolescência
    4. Processo de socialização e influência dos pares
    5. Psicopatologias na adolescência 

    Módulo 4 (15h) – Crianças e jovens em risco socioeducacional

    1. Fatores de risco
    2. Intervenção em contextos de risco
    3. O papel da mediação em contexto de risco 

    Módulo 5 (20h) – A família no processo de mediação de conflitos

    1. O conceito de família
    2. Novas formas de ser família
    3. A criança e a família

    Módulo 6 (20h) – As relações interpessoais e os comportamentos dentro da sala de aula 

    1. A participação e o envolvimento da família na escola 
      1. As relações interpessoais e os intervenientes na sala de aula;
    2. Conceção positiva dos comportamentos e dos conflitos;
    3. Gestão de comportamentos disruptivos em contexto de aula;
    4. Restabelecer a autoridade – consequências negativas para comportamentos inadequados.

    Módulo 7 (15h) – Comunicação no contexto escolar 

    1. Ultrapassar preconceitos
    2. A comunicação nos conflitos interpessoais
    3. Fortalecer a comunicação
    4. Estratégias de comunicação para resolução de conflitos em contexto escolar
    5. Técnicas de Coaching em contexto escolar a aplicar na resolução de problemas 

    Módulo 8 (15h) – Negociação cooperativa e resolução de problemas

    1.  O conceito de mediação de conflitos na escola
    2. A neutralidade no processo de mediação
    3. O professor mediador
    4. A mediação entre pares: o aluno mediador
    5. Práticas restaurativas nas escolas (diálogo restaurativo, círculos de mediação, círculos restaurativos)

    Módulo 9 (15h) – Processos de Mediação

    1. O processo negocial
    2. Competências, obstáculos e constrangimentos comunicacionais
    3. A escuta ativa e eficácia da comunicação
    4. Tipos de negociação: negociação distributiva e negociação integrativa
    5. Técnicas e estratégias de negociação

    Módulo 9 (15h) – Processos de Mediação Módulo 10 (10h) – Linhas orientadoras das práticas restaurativas nas escolas

    1. Passos de um diálogo restaurativo;
    2. Diálogos em círculos
    3. Mediação preventiva e de resolução de conflitos

    Módulo 11 (10h) – A Mediação Sociocultural

    1.  Educação para a Cidadania e direitos humanos
    2. Educação para a Paz
    3. Educação Multicultural

    Módulo 12 (30h) – Projeto de Mediação em Contexto Escolar

    1. Planeamento e implementação de um projeto de mediação na escola
    2. Desenho de um Projeto de Intervenção e Mediação em contexto escolar

    Requisitos de Acesso

    Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.

    Documentação necessária:

    1. a) cópia autenticada do certificado de habilitações
    2. b) curriculum vitae
    3. c) número completo de Identificação Civil
    4. d) número completo de Identificação Fiscal
    5. e) fotografia tipo passe, devidamente identificada

    Informação Prática

    Horário Sextas (das 14:30 às 18:30) e Sábados (das 09:00 às 13:00)
    Vagas 30
    Propinas

    Inscrição/candidatura: 100 €

    Matrícula: 295 €
    O valor da maricula pode sofrer um desconto em função de campanhas que estejam a decorrer

    Propina: € 1500,00

    Candidatura Candidaturas abertas

     

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