Formação Especializada – Náutica de Recreio

safeseas curso patrão de costa iscia

Curso de Patrão de Costa

Marco António Gameiro Antunes

A escola SAFESEAS/ISCIA é uma escolha acertada.
O ISCIA tem credenciação da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais,
Segurança e Serviços Marítimos como Entidade Formadora de Navegadores
de Recreio e conta com mais de 34 anos de experiência na formação qualificada
em diferentes domínios.

Habilitação obtida com a Carta de Patrão de Costa
Habilita o titular ao comando de uma ER – Embarcação de Recreio sem limite
ou de comprimento ou de potência até 40 milhas da costa. Operador
Radiotelefonista Classe A (VHF).

A – PARTE TEÓRICA – 50 horas

A1 – Recapitulação das matérias do programa do curso de Patrão Local, sobre segurança, navegação e comunicações.
A2_ Noções gerais de estabilidade: centro de gravidade, centro de carena e metacentro; estabilidade transversal e estabilidade longitudinal; efeitos dos pesos móveis sobre a estabilidade.
A3_Odómetros. Verificação do seu funcionamento.
A4_ Navegação costeira. Definição. Ajudas visuais à navegação. Faróis. Listas de ajuda à navegação. Linhas de posição simultâneas e sucessivas. Distâncias, direções, profundidades, segmentos capazes, resguardos, enfiamentos e alinhamentos. Determinação do ponto, sua consistência e erros de navegação. Planeamento de uma viagem.
A5_ Navegação estimada. Definição. Carteação e estima. Correntes. Determinação do ponto estimado. Rigor de ponto estimado.
A6_ Navegação em águas restritas. Definição. Ajudas visuais à navegação. Balizagem. Condução da navegação em águas restritas. Planeamento. Publicações de ajudas à navegação. Radar. Utilização do radar em navegação. Navegação sem visibilidade. Prevenção de abalroamentos.
A7_ Generalidades sobre navegação eletrónica: radio-goniómetros; GPS; sondas; descrição dos sistemas; alcance; utilização, rigor. Cartas eletrónicas.
A8_ Desvio das agulhas. Modos de o determinar. Tabela de desvios.
A9_ Sextante: Nomenclatura e princípio óptico; leitura de ângulos; retificação do sextante; erro de índice; sua determinação.
A10_ Marés. Sucessão das marés; definições mais importantes; previsão das horas e das alturas de água das preia-marés e baixa- marés; cálculo da altura de água em qualquer instante e da hora correspondente a dada altura da água.
A11_ Conhecimento das matérias constantes do programa para exame para obtenção do certificado de operador radiotelefonista da classe A. A convenção GMDSS.
A12_ Meteorologia náutica. A atmosfera terrestre. Elementos meteorológicos. Circulação geral da atmosfera. Massas de ar. Superfícies frontais. Frentes. Análise sumário de uma carta de tempo. Elementos de previsão meteorológica. Informação meteorológica a bordo. O weather-fax e o navtex.
A13_ Segurança: prevenção e ataques a incêndios; limitação de avarias; meios e equipamentos de salvação; procedimentos em caso de abandono; segurança e sobrevivência no mar; homem ao mar; Epirb; a segurança na navegação.
A14_Regulamento Internacional para evitar abalroamentos no mar.
A15_ Código Internacional de Sinais (CIS).
A16_Noções de Primeiros socorros.

B – PARTE PRÁTICA – 15 horas

B1_Aplicação prática, no mar, das matérias de navegação, segurança e comunicações constantes da parte teórica.
B2_ Aplicação prática das regras de navegação para evitar abalroamentos.
B3_ Utilização do radar com vista à identificação da costa e determinação de azimutes e distâncias.
B4_ Utilização do sextante em determinação de ângulos verticais e horizontais.
B5_ Utilização do GPS e sonda
B6_Cálculo da altura de água em qualquer instante e da hora correspondente a dada altura de água.
B7_Utilização correta dos equipamentos de radio-comunicações que o certificado de operador radiotelefonista de classe A autoriza.

Requisitos de acesso

Ter 18 anos;
Escolaridade mínima obrigatória;
Carta de Patrão Local;
Ter aptidão física e psíquica para prática da náutica de recreio (atestado médico).

Documentos necessários

– Cópia autorizada do documento de identificação civil ou documento assinado onde conste os seguintes elementos: nome completo; número e data validade do documento, data nascimento e NIF.
– Certificado de habilitações.
– Cópia da carta de Patrão Local.
– Atestado médico que comprove a aptidão física e psíquica para a prática de náutica de recreio. (Exemplo)
– 1 fotografia (tipo passe, a cores, em formato jpg).
– Assinatura (conforme consta no documento de identificação).
– Comprovativo pagamento

Aulas teóricas e de exercícios em sala: nas instalações do ISCIA
Aulas na embarcação: na Ria de Aveiro.

Forma de organização da formação

Blended learning:
Aulas distais (sessões sincronas) e aulas presenciais.
Exame final DGRM: presencial

Informação prática

Aulas teóricas/Práticas:  Pós-Laboral.

Aulas na embarcação: aos Sábados, em horário a definir em função da evolução da parte teórica, das condições meteorológicas e da eventual necessidade de constituir grupos de formandos.

Data do exame: a marcar de acordo com a disponibilidade e a aprovação da DGRM.

Aulas presenciais: Instalações ISCIA

Aulas na embarcação: Ria de Aveiro

Propina

650,00 €.

Ao valor da propina acresce a taxa de exame da DGRM em vigor.

Candidatura

Formulário da inscrição online

Pagamento

IBAN: PT50 0007 0000 0091 28799022 3 (FEDRAVE)

A realização desta ação de formação depende do número de inscrições registadas e liquidadas até 5 dias úteis anteriores à data prevista de realização da formação. O direito ao reembolso fica assegurado apenas nas desistências comunicadas com 5 dias úteis de antecedência. A formação não se realizará no caso de não se atingir o número mínimo de inscrições. Os participantes inscritos serão notificados por email ou telefone da nova data prevista da ação de formação, podendo ser ressarcidos do valor caso não queiram usar a nova data.

Formulário SAFESEAS

Formulário de contacto para o SAFESEAS

"*" indica campos obrigatórios