Select Page
centro2020 portugal 2020 união ehuropeia

CTeSP Proteção Civil e Socorro

Sem vagas para o 1º ano, no ano letivo 2023/2024

CTeSP em Proteção Civil e Socorro

CTeSP

Proteção Civil e Socorro

Coordenação

Carla Rodrigues

 

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são cursos com a duração de 2 anos (4 semestres – 120 ECTS) e que aliam as componentes de formação geral e científica, às componentes técnicas e em contexto de trabalho. Todos os cursos contemplam, na formação em contexto de trabalho, estágios com a duração de um semestre, que são assegurados pelas empresas e instituições que, entretanto, se associaram ao ISCIA na acreditação destes cursos.

O CTeSP em Proteção Civil e Socorro mereceu o parecer positivo da entidade máxima na formação de bombeiros/as, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), e fundamenta-se na elevada empregabilidade da área.

Competências

  • Conhecimento do sistema Nacional de Proteção Civil (Enquadramento legislativo, estrutura e funcionamento) e dos procedimentos operacionais (Diretivas, Planos e Ordens de Operação).
  • Conhecimento dos sistemas de gestão de operações.
  • Conhecimento dos Sistemas de apoio à decisão (SAD) operacional.
  • Conhecimento dos recursos humanos e materiais para operações de Proteção Civil (características, disponibilidade e localização e tempo de mobilização).
  • Conhecimento das técnicas e modos de comunicação, funcionamento dos media e mecanismos de articulação
  • Conhecimentos fundamentais sobre Planos de Emergência (enquadramento legislativo, conceitos associados, estrutura e metodologias a utilizar).
  • Conhecimento dos conceitos e metodologias para análise de ocorrências.
  • Conhecimento dos conceitos e metodologias de identificação, caracterização e avaliação de riscos naturais, tecnológicos e ambientais.

Modalidade

Blended Learning

Objetivos

Visa preparar um/a técnico/a profissional altamente qualificado/a que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, possa assumir funções específicas no âmbito da gestão de ocorrências, do planeamento de operações de Proteção Civil, da elaboração de planos de emergências, de avaliação e monitorização de riscos, da execução de exercícios de Proteção Civil, da realização de vistorias de SCIE, da gestão das comunicações de emergência e do desenvolvimento de ações de informação e/ou sensibilização da população.

Plano Curricular
Disciplinas ECTS
Riscos Naturais 6
Riscos Tecnológicos – Síntese Curricular 6
Meteorologia e Climatologia 3
Segurança Contra Incêndios em Edifícios I 5
Ciências do Fogo 1
Gestão de Formação 1
Fundamentos de Proteção Civil 5
Tecnologias de Informação 5
Técnicas de Expressão, Informação e Sensibilização 5
Inglês Técnico 5
Economia e Gestão 5
Hidrologia 4
Planeamento de Emergência 4
Liderança e Motivação 1
Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa 3

 

Segurança Contra Incêndios em Edifícios II 3
Ética e Deontologia 2
Probabilidade e Estatística 4
Gestão de Equipas e do Stress 1
Administração e Logistica em Proteção Civil 3

 

Riscos Naturais 4
Riscos Tecnológicos 4
Análise de Riscos 4
Sistemas de Direção, Comando e Controlo 3
Sistemas de Informação Geográfica 5
Fundamentos de Topografia, Cartografia e Orientação 1
Empreendedorismo 1

 

Gestão da Comunicação de Emergência 1
Avaliação e Impactes Ambientais – Síntese Curricular 4
Planeamento, Operacionalização e Avaliação de Exercícios 3
Estágio 30

 

Objetivos

Visa preparar um técnico profissional altamente qualificado que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, posso assumir funções específicas no âmbito da gestão de ocorrências, do planeamento de operações de Proteção Civil, da elaboração de planos de emergências, de avaliação e monotorização de riscos, da execusão de exercícios de Proteção Civil, da realização de vistorias de SCIE, da gestão das comunicações de emergência e do desenvolvimento de ações de informação e/ou sensibilização da população.

Bolsas de Estudo

Sabias que te podes candidatar a uma Bolsa de Estudo?
Consulta aqui as várias possibilidades:

DGES/DSAE
Bolsas de Estudo da Direção Geral de Ensino Superior (DGES/DSAE) atribuída a Estudantes do Ensino Superior

Outros apoios a estudantes
Consulte aqui uma lista de entidades que atribuem apoios a estudantes do ensino superior, sob a forma de bolsa.
https://www.dges.gov.pt/wwwnee/

Bolsas de estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%
A atribuição de Bolsas de Estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% dispõe de regulamento próprio, aprovado pelo Despacho n.º 8584, de 29 de setembro de 2017, de acordo com o qual os estudantes elegíveis podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga.

Bolsas de estudo por mérito
As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.
Regulamento disponível aqui.

+ INFO

 

Registo

Informação Geral
120 ECTS | CNAEF 861 Proteção de pessoas e bens | Código: T074

Registo
Registo inicial: R/Cr 93/2014 de 03-12-2014
Diplomas legais: Aviso n.º 567/2016 de 20-01-2016 

Locais de Funcionamento
Aveiro | 20 novas admissões por ano | Máximo de 40 alunos em simultâneo

Estatuto de Estudante

Estatuto do Estudante

Em determinadas situações previstas na legislação, os estudantes poderão usufruir de regalias especiais, desde que comprovem reunir as condições necessárias para o estatuto.

Estatutos disponíveis para os estudantes do Ensino Superior

 

Trabalhador-Estudante

Pode usufruir quem…

  • For trabalhador por conta de outrem;
  • For Trabalhador por conta própria;
  • Frequentar um curso de formação profissional ou programa de ocupação temporária de jovens com duração igual ou superior a seis meses;

O reconhecimento do estatuto trabalhador estudante depende da entrega nos Serviços Académicos, da declaração da entidade patronal carimbada pela Segurança Social ou com o número de subscritor da Caixa Geral de Aposentações para os trabalhadores por conta de outrem e fotocópia da declaração de início de atividade para o trabalhador por conta própria

 

Bombeiro

Podem usufruir do estatuto…

  • Os bombeiros dos corpos profissionais, mistos ou voluntários, com pelo menos dois anos de serviço efetivo

Benefícios

  • Requerer um exame por cada unidade curricular em cada ano letivo para além dos exames nas épocas normais e de recurso;
  • Poder faltar às aulas devido à comparência em atividade operacional, quando requerida pelo comandante do corpo de bombeiros;
  • Realizar, em data a combinar com o docente, os testes escritos a que não tenham podido comparecer comprovadamente por motivo do cumprimento da atividade operacional.

 

Estudante-Atleta

A prática regular da atividade física e desportiva, em contexto escolar e académico, é reconhecidamente um importante complemento no percurso do estudante, com vista à sua formação integral enquanto indivíduo, potenciando o desenvolvimento de hábitos saudáveis ao longo da vida “ (DL n.º 55/2019 de 24 de abril)

Benefícios

  • Poder faltar para participar em competições oficiais;
  • Quando coincide com datas de competições, ver alteradas datas de testes, exames e frequências

 

Militares em regime de contrato e de voluntariado

  • Os estudantes abrangidos por este estatuto beneficiam das disposições constantes do estatuto legal do trabalhador-estudante, salvaguardadas as especificidades decorrentes do serviço militar previstas no Artigo 3.º do Regulamento de Incentivos à prestação de serviço militar nos regimes de contrato e de voluntariado, aprovado pelo DL n.º 320-A/2000 de 15 de dezembro.

 

Necessidades Educativas Especiais

Os estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são os que sentem dificuldades no processo de aprendizagem e participação no contexto académico, e/ou limitações nos domínios da audição, da visão, motor, da saúde física e outros, desde que devidamente atestados por especialistas dos domínios em causa

  • O estudante com NEE tem direito a um conjunto de apoios especializados e de adequações do processo de ensino/aprendizagem que se ajuste às suas necessidades;
  • É conferido aos estudantes com NEE a possibilidade de serem avaliados sob formas ou condições adequadas à sua situação.

 

Pai/Mãe

Este é o estatuto com mais especificidades, pois, as regalias variam conforme a idade dos filhos dos estudantes, ou caso a estudante esteja grávida ou tenha dado à luz há relativamente pouco tempo.

Genericamente os benefícios possam por:

  • Realizar exames em época especial, de acordo com o calendário escolar, designadamente no caso de o parto coincidir com a época de exames e em casos devidamente justificados;
  • A dispensa das aulas para efeito de consultas médicas, sempre que etas não se possam realizar fora dos horários das aulas;
  • Ter acesso a um regime especial de faltas consideradas justificadas, sempre que devidamente comprovadas, para consultas pré-natais ou para prestar assistência, em caso de doença ou acidente.

 

Como requerer o estatuto?

Deves consultar a informação sobre a legislação em vigor para conhecimento dos documentos oficiais necessários, que atestem a necessidade de usufruir de um estatuto especial

 

 

Translate »