Select Page
Rogério Paulo Mendes Marques

Rogério Paulo Mendes Marques

Consultor e Professor no ISCIA

Alistei-me na Marinha em agosto de 1979 e passei à situação de Reserva, em 30 de novembro de 2012, no posto de Capitão-de-Fragata.

Durante este período frequentei vários cursos, no país e no estrangeiro (Royal Navy, Marinha Alemã e Armada Española, fabricantes) e desempenhei vários cargos e funções de que se destacam: Maquinista Naval a bordo de navios, Chefe de Serviço de Máquinas e LA a bordo de navios; subdirector da Escola de Limitação de Avarias; direção técnica de manutenção de sistemas propulsores para navios na Dir. Navios; estudo e conceção de sistemas propulsores e de sistemas de segurança para navios (Limitação de Avarias e protecção NBQR) ambos na Direção de Navios; chefia do Departamento de Material (transportes, manutenção, segurança e ambiente) no Corpo de Fuzileiros.

Em 1992 iniciei atividade como profissional liberal sobretudo na área da segurança, tendo em 1994 criado uma empresa de consultoria, onde desempenhei as funções de Diretor Técnico até 2004, ano em que decidi aceitar outros desafios.

Obtive o CAP de Técnico Superior de SHT, em 2002 por análise curricular, alarguei o leque de competências ao Ambiente e à Qualidade, fiz uma pós-graduação em Gestão Ambiental (2000) e integrei em 2001 a bolsa de auditores da SGS/ICS. Concluí a Licenciatura em Engenharia de Segurança (2011) e qualifiquei-me como verificador de Sistemas de Gestão da Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG) (2012). Em 2013, obtive o título de Professor Especialista em HST, do ensino superior politécnico, atribuído através de provas públicas conforme DL 206/2009, pelo ISCIA, Esc. Naval e Esc. Sup. Náutica Inf. D. Henrique.

Sou Membro Efetivo da OET (nº 24975) – especialidade Segurança. Tenho vindo a implementar sistemas de gestão integrados QAS em várias empresas.

Desenvolvo a minha atividade sobretudo como auditor, formador, consultor e professor no ISCIA.

Translate »