
Pós-Graduação
Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
Víctor José Reis
Neste curso será dada maior acutilância às perturbações que se inserem no domínio cognitivo e motor e que se manifestam na sala de aula através de dificuldades de caráter cognitivo (dificuldades de atenção e concentração, de processamento da informação) e dificuldades psicomotoras, que se traduzem em baixa auto-estima, desmotivação, dificuldades relacionais, dificuldades na aprendizagem, restrições à participação, culminando frequentemente em insucesso escolar. Contudo, e enquadrando num modelo biopsicossocial da saúde, salientamos que estas situações são agudizadas por ambientes escolares e sociofamiliares muito diversos em que as barreiras à aprendizagem e inclusão são uma constante.
Consideramos que este curso proporcionará um efetivo desenvolvimento da profissionalidade docente e, contribuirá para melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psicoeducativa, em contexto escolar, no domínio cognitivo e motor.
Para os professores que à data da inscrição tenham 5 anos de serviço docente completado, esta Pós-graduação pode servir como Formação Especializada, conforme acreditação abaixo referenciada.
CCPFC/CFE-3454/20 Nº Créditos: 10
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (artigo 5º do RJFCP)
Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do RJFCP esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (área científico didática que o docente leciona).
Regulamento do curso (PDF, 171 Kb)
Modalidade
Distal
Objectivos
- Dar a conhecer a legislação atual aplicável à educação especial assim como os procedimentos concretos no âmbito da Educação Especial;
- promover a capacidade de identificação das principais perturbações;
- capacitar para a elaboração e fundamentação de propostas de procedimentos e práticas educativas diferenciadas que respeitem a diversidade tendo em vista a educação inclusiva e o sucesso educativo de todas as crianças;
- promover a capacidade de selecionar e implementar as metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança;
- disponibilizar e facilitar o contacto com instrumentos de avaliação e sistemas de classificação e ensinar a aplicar as técnicas de avaliação das funções sensitivo-motoras, linguagem, habilitação visuo-espacial, processamento da informação e funções executivas complexas, no sentido da exploração e análise do comportamento através de um processo sistémico de tomada de decisões;
- favorecer o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.
Competências
Este Curso pretende fornecer aos educadores/professores um conjunto especializado e diferenciado de conhecimentos, técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais, preparando-os, de uma forma sólida e cientificamente consistente, para a avaliação das necessidades educativas especiais, nomeadamente das dificuldades do foro cognitivo e motor, e para a utilização de métodos e práticas de intervenção especializada nesses domínios.
Plano Curricular
O plano de estudos é composto por um currículo único, com 250 horas de aulas efetivas (60 horas de formação geral e 190 horas de formação específica) e mais 50 horas de acompanhamento individualizado para a elaboração e implementação dos projetos de investigação/ação que cada estudante/formando consubstanciará num trabalho final de conclusão do seu curso, num total de 300 horas.
- Desenvolvimento Curricular e Diferenciação Pedagógica (30 horas)
- Métodos e Técnicas de Investigação e Análise em Educação (30 horas)
- Modelos de Organização Curricular em Educação Especial (30 horas)
- Neuropsicologia das Dificuldades Cognitivo-motoras (30 horas)
- Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em Educação Especial (40 horas)
- Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Intelectuais (30 horas)
- Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Físico-Motoras (30 horas)
- Ajudas Técnicas e Adaptações Tecnológicas para as NEE Cognitivo-Motoras (30 Horas)
- Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção Educativa Especializada no domínio Cognitivo-Motor (50 horas)
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.
Documentação necessária:
- a) cópia autenticada do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) número completo de Identificação Civil
- d) número completo de Identificação Fiscal
- e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Informação Prática
Horário |
Blended learning* Sábados – 09:00 – 18:00 |
Vagas | 15 a 30 vagas |
Propinas |
Inscrição/Candidatura: € 100,00 Matrícula: € 295,00 Propina: € 2.000,00
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Créditos | 12 (300 horas) |
Candidatura | Candidaturas abertas |
* Dado o momento que vivemos e com os constrangimentos de confinamento, estas sessões presenciais poderão ser realizadas a distância, com recurso a platforma de video-conferência.
A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.