Formação Continua
Modelos de Acão e Abordagem Multinível de acesso ao currículo
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
Professor Doutor Vitor Reis
Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-104039/19.Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-104039/19.
Modalidade
Presencial
Objetivos
- Proporcionar informação teórica pertinente e atualizada sobre a temática das abordagens multinível em educação.
· Desenvolver competências no âmbito da implementação de modelos de ação e de abordagens multinível de acesso ao currículo, como resposta a problemas concretos, decorrentes da inclusão de alunos com necessidades educativas.
· Proporcionar o desenvolvimento de uma atitude profissional interveniente, reflexiva e geradora de processos auto formativos no âmbito da temática das abordagens multinível de acesso ao currículo.
Plano Curricular
1 – Inclusão e diversidade: Da exclusão à inclusão
- Marco conceptual e legislativo;
- Escola inclusiva e diversidade educacional;
- Enquadramento legislativo.
2 – Os alunos e as suas necessidades educativas:
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
- Aprendizagens Essenciais (AE);
- Medidas de gestão curricular: Acomodações Curriculares;
- Adaptações não significativas;
- Adaptações curriculares significativas.
3 – Modelos de Ação e Abordagem Multinível – práticas integradas e sustentadas de intervenção:
- Abordagem Multinível de Acesso ao Currículo;
- Modelo de Resposta à Intervenção (RtI);
- Modelo School-Wide Positive Behavioral Interventions and Supports (PBIS).
4 – Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: níveis de intervenção.
5 – Apresentação de casos práticos para análise acerca de possíveis formas de avaliação e intervenção.
Requisitos de Acesso
- a) Cópia do certificado de habilitações
- b) Curriculum vitae
- c) Nº do Bilhete de identidade ou cartão do cidadão
- d) Nº de contribuinte
Informação Prática
Horário |
Esta formação decorre nos seguintes horários: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. O último dia termina às 19:00. |
Vagas | 30 |
Propinas | 100,00 € |
Candidatura | Candidaturas abertas |
Para efeitos previstos no nr.º 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Mais se informa que a temática, conteúdos e objetivos da ação se enquadram nas áreas contempladas na dimensão científica e pedagógica, e previstas na alíneas a) c) e d) do ponto 1 do artigo 3.º do Despacho 779/2019.
A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é realizada de modo continuado
Ao longo da Unidade Curricular é privilegiada a utilização de uma metodologia ativa de formação, tendo em atenção os objetivos propostos e as competências a adquirir. Todos os temas são abordados numa componente teórico-prática, com recurso a exposição teórica de enquadramento dos mesmos, adotando dispositivos pedagógicos e didáticos para este efeito.
Procura-se ainda promover o diálogo reflexivo e a troca de ideias com os Discentes, através da análise, reflexão, discussão e debate de temas relacionados com a organização curricular e as diferentes dimensões a esta associadas.
Os trabalhos em grupo são fortemente privilegiados, pelo facto de permitirem a troca de ideias e experiências entre os Discentes, baseando-se na leitura e análise de artigos científicos específicos da área. Será ainda desenvolvida uma avaliação escrita com vista a consolidar a aquisição dos conceitos teóricos relevantes.
A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.
No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.
Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt