Select Page

Formação Continua

Ludicidade: o Brincar e o Jogar em Psicopedagogia

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Victor Reis

Os conteúdos desta acção fazem parte de uma unidade curricular da Licenciatura em Psiocopedagogia ministrada nesta Instituição de Ensino Superior. Com a abertura desta formação aos Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário pretende-se:

– Dar a conhecer as principais teorias sobre Ludicidade no sentido da compreensão do contributo das atividades lúdicas no desenvolvimento humano;
– Promover o reconhecimento dos contributos das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e psicomotor dos indivíduos;

– Dar a conhecer e simular atividades lúdicas a serem aplicadas em diferentes contextos de intervenção.

Metodologias de realização da acção
A metodologia de ensino é do tipo blended learning, i.e., presencial com réplica e complementaridade através de uma plataforma de e-learning; A avaliação é do tipo contínuo, dinâmico e intrínseco da aprendizagem e das aprendizagens, utilizando a plataforma de e-learning.

Regime de avaliação dos formandos

Prova escrita – individual = 45% T rabalho de grupo:trabalho escrito + apresentação = 45% Participação na plataforma e nas atividades = 10%

Formação acreditada: CCPFC/ACC – 101676/18

Nº de horas acreditadas: 32

Modalidade

Presencial

Objetivos

– Conhecer as principais teorias da ludicidade e a sua evolução histórica;
– Conhecer as principais tipologias das atividades lúdicas e compreender as suas funções;
– Compreender os contributos das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e psicomotor; – Conhecer e implementar atividades lúdicas adequadas à intervenção psicopedagógica.

Plano Curricular

  1. Ludicidade: 
  • Conceito e história
  • Teorias sobre ludicidade
  1. Tipologia das atividades lúdicas
  • O jogar e o brincar
  • Categorias/dimensões do brincar
  1. Funções do lúdico
  • Avaliativa
  • Recreativa
  • Educativa
  • Terapêutica
  1. Contributo das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e psicomotor
  2. O lúdico na intervenção psicopedagógica

Informação Prática

Horário

6ªfeiras – Dias 14, 21 e 28 de junho e 05 julho, das 18:30 às 22:30

sábados – Dias 15, 22 e 29 de junho e 06 de julho, das 09:30 às 13:30

Vagas 30
Propinas 100,00 €
Candidatura Candidaturas abertas

 

A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.

No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.

Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt

 

Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!

Share This