Formação Continua
Literacia do Stress na Práxis Educativa
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
PSIED
Docência
- Ana Alexandra Gomes
- Rosa Maria da Silva Gomes
O papel do docente/educador como gestor curricular, nas situações de vulnerabilidade e stress, torna-se essencial para o desenvolvimento integrado e sustentado da criança numa perspetiva holística, através de uma ação educativa concertada que organiza o ambiente e as rotinas, que estabelece um clima de interação social positivo, que encoraja a resolução de problemas e planifica experiências e ou atividades que são alicerçadas nos interesses das crianças.
O educador de infância é, atualmente, um profissional autónomo e competente, capaz de lidar e partilhar diferentes quadros teóricos e apoiar-se na reconstrução de saberes para repensar e recriar a prática pedagógica, tendo em conta a especificidade da criança e da escola. Como gestor pedagógico no atual contexto educativo e derivado do seu reconhecimento profissional, o docente/educador tem uma função acrescida na adequação das práticas às necessidades da criança.
Partindo de um processo interativo e dialógico, sustentado pela ação pedagógica, a identificação das competências sociais e das habilidades emocionais das crianças permite ao educador desenhar currículos construtivos e atentos à diversidade, que promovam o sucesso e o bem-estar da criança, desenvolvendo aptidões para lidar com as situações indutoras de stress.
Neste sentido, a proposta de formação intitulada “Literacia do Stress na Práxis Educativa” procura dotar os docentes/educadores com um conjunto de conhecimentos que lhes permitam:
- a) promover a reflexão sobre o stress na infância;
- b) identificar, avaliar e intervir junto das crianças, no sentido de promover as suas competências sociais
- c) promover o equilíbrio emocional promotor do sucesso e do bem-estar;
- d) adquirir estratégias adequadas à diminuição da agressividade e da ansiedade na práxis educativa;
- e) prevenir os problemas de comportamento e as situações de stress, recorrendo a atividades lúdicas e pedagógicas.
As competências do indivíduo em contexto social, como constructo avaliativo, pressupõem alguns critérios de avaliação tais como:
- consecução dos objetivos da interação;
- manutenção ou melhoria da autoestima e da qualidade da relação;
- maior equilíbrio entre ganhos e perdas entre pares e respeito e ampliação dos direitos humanos.
No entanto, os problemas iniciais de comportamento no jardim de infância permanecem relativamente estáveis e predizem, não só problemas na escola, mas também de saúde e problemas de comportamento na adolescência, incluindo ansiedade e stress.
Nas interações sociais negativas, verifica-se que as crianças tendem a ser rejeitadas entre pares. Este padrão de comportamento social desencadeia uma reação dos outros, de acordo com o padrão percebido, quer seja positivo ou negativo. Vários estudos mostram que a agressão física é a mais frequente, seguida da agressão verbal, e a agressão entre pares está associada ao género masculino, em crianças com 3 anos de idade.
A importância em desenvolver ambientes construtivos e saudáveis onde a criança participa, tendo em conta a sua especificidade como sujeito, deve ser uma preocupação das comunidades educativas, particularmente dos profissionais que trabalham com a infância. As escolas e/ou os centros educativos promovem comunidades educativas resilientes quando motivam, encorajam, reconhecem os esforços e as competências das crianças, baseadas em relacionamentos positivos.
Destinatários
Licenciados das áreas das Ciências Sociais e Humanas (Psicólogos, Sociólogos, Educólogos) Educadores de Infância, Docentes dos 1º e 2º ciclos, Docentes de Educação Especial e Profissionais cuja formação nesta temática possa proporcionar um melhor desempenho na esfera profissional.
Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-86613/16
Para efeitos previstos no artigo 5º e no n.º 3 do artigo 14º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Modalidade
Presencial
Objetivos
Gerais
- Promover a reflexão sobre o stress na infância;
- Identificar as aptidões sociais e os problemas de comportamento na infância;
- Avaliar as competências sociais das crianças;
- Sensibilizar para o impacto da educação emocional no desenvolvimento da criança.
Específicos:
- Identificar os sintomas de stress típicos e atípicos das crianças na educação pré-escolar;
- Estudar as dimensões das competências sociais das crianças;
- Aplicar instrumentos de avaliação que permitam uma melhor identificação das competências sociais;
- Sensibilizar para a importância do desenvolvimento do Quociente Emocional na infância;
- Aplicar ferramentas de educação emocional, como guia para a ação adaptativa e para a superação de desafios;
- Adquirir estratégias adequadas à diminuição da agressividade e da ansiedade;
- Sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de integrar nos currículos a literacia do stress;
- Promover junto dos órgãos de gestão da escola a responsabilização pela organização educativa, tendo em conta a prevenção do stress.
Plano Curricular
- O Stress e as Competências sociais em crianças dos 3 aos 6 anos – 8 horas
- A Educação Emocional e o desenvolvimento socialmente equilibrado na infância – 8 horas
- A avaliação das competências sociais nas práticas educativas – 9 horas
Requisitos de Acesso
Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.
Documentação necessária:
- a) cópia do certificado de habilitações
- b) curriculum vitae
- c) fotocópia do Bilhete de Identidade ou documento equivalente
- d) fotocópia do Cartão de Contribuinte
- e) fotografia tipo passe, devidamente identificada
Informação Prática
Horário | Sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 (o horário do último sábado será das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00) |
Vagas | 15 a 20 vagas |
Propinas | € 100,00 |
Créditos | 1 (25 horas) |
Candidatura | 30 de abril |
A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.
No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.
Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt