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Formação Continua

Intervenção Psicopedagógica em Necessidades Educativas

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Professor Doutor Vitor Reis

Para os efeitos previstos no nrº 1 do artigo 8º do RJFCP, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial e para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFCP (dimensão científica e pedagógica) a presente ação releva para a progressão em carreira para os grupos 910, 920 e 930.

A pertinência da nossa proposta de ação radica em dois vetores. O primeiro respeita às recentes mudanças no sistema educativo português, por via do processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular que pressupõe a construção de uma escola inclusiva assente na ideia de igualdade de oportunidades para todos com ou sem deficiência ou com necessidades educativas especiais. O segundo vetor assenta no reconhecimento significativo da prática profissional em contexto de trabalho escolar como fator determinante da concretização real desse ideário de inclusão. Para além disso, esta ação insere-se numa política institucional de oferta formativa que é estratégica no ISCIA, pois assegura formação pós-graduada, não conferente de grau à vários anos, em áreas próximas dos Ciclos de Estudos, mormente em Educação Especial e Necessidades Educativas, através de pós-graduações e formações de curta duração. Para além disso tem nos últimos 3 anos, desde 2017, vindo a dinamizar um conjunto de ações no âmbito do seu departamento de psicologia e educação (PSIED), no sentido de ir ao encontro das necessidades de complemento de informação/formação dos seus alunos e de outros profissionais da área, de que são exemplos disso, CFE – Domínio Cognitivo e Motor; CFE – Intervenção Precoce na Infância; ACC – “A Criança com NEE: modelos de referenciação e intervenção”; “Mediação de Conflitos na Escola”;“Ludicidade: o Brincar e o Jogar em Psicopedagogia”; “Mediação de Conflitos na Infância”; “Competências de Autorregulação e Desenvolvimento Profissional dos professores”.

Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-103981/19.

Para os efeitos previstos no nrº 1 do artigo 8º do RJFCP, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial e para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFCP (dimensão científica e pedagógica) a presente ação releva para a progressão em carreira para os grupos 910, 920 e 930.

Modalidade

Presencial

Objetivos

Estudar e interpretar os fundamentos teóricos das DA, aplicar instrumentos de avaliação dinâmica e desenhar modelos de intervenção psicopedagógica preventiva e compensatória, enquadrada no novo paradigma da Educação Inclusiva.
Assegurar um conjunto multidimensional de conhecimentos na área das necessidades educativas.

Caracterizar a complexidades das necessidades de crianças, jovens e adultos com deficiência nos seus vários subtipos taxonómicos (deficiência, visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência motora, deficiência comunicacional e emocional).
Identificar as principais linhas evolutivas da política educativa em Portugal no âmbito do ensino especial e da educação inclusiva.

Promover a capacidade de compreensão e resolução de problemas específicos decorrentes das múltiplas necessidades educativas das crianças no seu processo de ensino aprendizagem.

Plano Curricular

I – Avaliação psicopedagógica 

  1. Funções: classificação, seleção, planificação e avaliação da intervenção
    2. Modelos: psicométrico, comportamental, referente ao desenvolvimento e dinâmico
    3. Técnicas: formais e informais

II – Planificação e Intervenção Psicopedagógica 

  1. Esquemas taxonómicos de desenvolvimento cognitivo e/ou afetivo/relacional: sua validade e aplicação na planificação e intervenção psicopedagógica
    2. Planos de prevenção/intervenção psicopedagógica derivados de esquemas taxonómicos
    3. Análise de situações educativas problemáticas

III – Dificuldades de Aprendizagem (DA)

  1. Identificação, Caracterização e Intervenção.
    2. Definições.
    3. Critérios de Identificação.
    4. Tipos de DA.
    5. Avaliação.
    6. Intervenções direcionadas para a promoção do funcionamento cognitivo e/ou motivacional.

Requisitos de Acesso

  1. a) Cópia do certificado de habilitações
  2. b) Curriculum vitae
  3. c) Nº do Bilhete de identidade ou cartão do cidadão
  4. d) Nº de contribuinte

Informação Prática

Horário

Sábados:

09:00 às 13:00 ( 04 horas)

14:00 às 17:00 (03 horas)

Vagas 30
Propinas 100,00 €
Candidatura Candidaturas abertas – Início 29 de fevereiro

 

Para os efeitos previstos no nrº 1 do artigo 8º do RJFCP, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial e para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFCP (dimensão científica e pedagógica) a presente ação releva para a progressão em carreira para os grupos 910, 920 e 930.

A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é realizada de modo continuado.

A necessidade de fundamentar conceitos e referenciais teóricos frequentemente novos e complexos, mas fundamentais a uma compreensão integrada e critica da intervenção psicopedagógica num contexto inclusivo, exige uma abordagem formativa específica.

As aulas não são meramente expositivas, assentando num modelo interativo de problematização e promovendo a iniciativa, participação e interação entre todos os atores pedagógicos. Paralelamente estes conhecimentos são aplicados através da pesquisa, análise e discussão ativa de textos científicos, e de casos práticos.

A lecionação será de natureza interativa, realizada de acordo com os quadros teóricos do programa, apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise crítica de textos e vídeos

Neste sentido, a par de uma metodologia expositiva, incluirá a ilustração de casos, a análise e discussão de textos científicos o visionamento de vídeos

Avaliação quantitativa de cada formando é expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Os formandos são avaliados de forma contínua, através da participação nas sessões presenciais e da resposta/concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo (6 valores).

Reflexão individual de natureza pedagógica (4 valores) – elaborado com o objetivo de detalhar o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação à prática pedagógica.

A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.

No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.

Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt

 

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