Select Page

Formação Continua

Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em Contexto Escolar

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Professor Doutor Vitor Reis

O ISCIA pretende apoiar a formação de docentes envolvidos nas novas abordagens e práticas, no âmbito da educação inclusiva, decorrente da implementação do novo diploma legal.

A formação dos docentes nesta área constitui uma peça essencial para garantir o sucesso das novas práticas empreendidas pelas escolas, relacionadas com o enquadramento legislativo da educação inclusiva, as suas implicações na atividade docente, assim como a emergência de novas dinâmicas organizacionais e culturais nas escolas.

Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º  CCPFC/ACC-104042/19 .

Modalidade

Presencial

Objetivos

Desenvolver competências para o planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização considerando, desde o início, as necessidades de todos e de cada um dos alunos.

Consciencializar para a necessidade de desenvolvimentos e implementação de planos de trabalho que tenham em conta a diversidade dos alunos, considerando o que aprendem, como aprendem e porque aprendem.

Compreender que o planeamento pedagógico é fundamental para a inclusão, ou seja, para a participação e o progresso das aprendizagens.

Utilizar o DUA no planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização, tendo em mente a resposta às necessidades de todos os alunos.

Aplicar o DUA a todas as dimensões das práticas pedagógicas na sala de aula focando-se, igualmente, na escola como um todo, que deseja não apenas ter os alunos no seu interior, mas potenciar a sua participação e sucesso.

Conhecer e aplicar estratégias para a operacionalização dos princípios básicos do DUA.

Plano Curricular

  1. Desenho universal para a aprendizagem (DUA) – conceito e princípios
    2. Relevância das redes afetivas, das redes de reconhecimento e das redes estratégicas da aprendizagem
    3. Flexibilidade curricular e desafios à construção do currículo
    4. Adequação de processos e contextos de aprendizagem
    5. Implementação dos princípios do DUA na sala de aula: análise de casos concretos de aplicação.

Requisitos de Acesso

  1. a) Cópia do certificado de habilitações
  2. b) Curriculum vitae
  3. c) Nº do Bilhete de identidade ou cartão do cidadão
  4. d) Nº de contribuinte

Informação Prática

Horário

Esta formação decorre nos seguintes horários: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

O último dia termina às 19:00.

Vagas 30
Propinas 100,00 €
Candidatura Candidaturas abertas

 

Pedir Informações

Candidatar-me!

A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.

No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.

Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt

 

Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!

Share This