Formação Continua
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em Contexto Escolar
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
Professor Doutor Vitor Reis
O ISCIA pretende apoiar a formação de docentes envolvidos nas novas abordagens e práticas, no âmbito da educação inclusiva, decorrente da implementação do novo diploma legal.
A formação dos docentes nesta área constitui uma peça essencial para garantir o sucesso das novas práticas empreendidas pelas escolas, relacionadas com o enquadramento legislativo da educação inclusiva, as suas implicações na atividade docente, assim como a emergência de novas dinâmicas organizacionais e culturais nas escolas.
Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-104042/19 .
Modalidade
Presencial
Objetivos
Desenvolver competências para o planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização considerando, desde o início, as necessidades de todos e de cada um dos alunos.
Consciencializar para a necessidade de desenvolvimentos e implementação de planos de trabalho que tenham em conta a diversidade dos alunos, considerando o que aprendem, como aprendem e porque aprendem.
Compreender que o planeamento pedagógico é fundamental para a inclusão, ou seja, para a participação e o progresso das aprendizagens.
Utilizar o DUA no planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização, tendo em mente a resposta às necessidades de todos os alunos.
Aplicar o DUA a todas as dimensões das práticas pedagógicas na sala de aula focando-se, igualmente, na escola como um todo, que deseja não apenas ter os alunos no seu interior, mas potenciar a sua participação e sucesso.
Conhecer e aplicar estratégias para a operacionalização dos princípios básicos do DUA.
Plano Curricular
- Desenho universal para a aprendizagem (DUA) – conceito e princípios
2. Relevância das redes afetivas, das redes de reconhecimento e das redes estratégicas da aprendizagem
3. Flexibilidade curricular e desafios à construção do currículo
4. Adequação de processos e contextos de aprendizagem
5. Implementação dos princípios do DUA na sala de aula: análise de casos concretos de aplicação.
Requisitos de Acesso
- a) Cópia do certificado de habilitações
- b) Curriculum vitae
- c) Nº do Bilhete de identidade ou cartão do cidadão
- d) Nº de contribuinte
Informação Prática
Horário |
Esta formação decorre nos seguintes horários: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. O último dia termina às 19:00. |
Vagas | 30 |
Propinas | 100,00 € |
Candidatura | Candidaturas abertas |
A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.
No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.
Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt