Formação Continua
Curso Intensivo de Mediação de Conflitos na Infância – 50h
Departamento de Psicologia e Educação
Coordenação
Victor José Reis
As crianças, desde cedo deparam-se com conflitos. Conflitos entre irmãos. Conflitos entre os colegas. Conflitos com o próprio adulto. Conflitos que vão necessitar de aprender a resolverem.
Para isso, é fundamental, o papel do adulto neste processo. É preciso ajudar a criança a conhecer e reconhecer emoções, a lidar com elas e com as dos outros e é necessário gerir estas mesmas emoções.
A mediação de conflitos na infância visa, essencialmente, desenvolver a inteligência emocional, promover competências de comunicação e ajudar a criança a gerir as suas emoções e comportamentos de forma pedagógica, eficiente e positiva.
As exigências às quais professores e educadores são expostos, dificulta-lhes o tempo de reflexão necessária para conseguirem gerir emoções e comportamentos, no sentido de proporcionarem uma aprendizagem transformadora e motivante para as crianças e jovens de hoje. Por esta e outras razões, é muito importante desenvolvermos e refletirmos sobre novas estratégias para lidar de forma construtiva com as nossas crianças.
Esta formação pretende auxiliar educadores de infância, professores e outros profissionais a ajudarem a criança na resolução de conflitos.
Esta formação tem uma componente prática. Durante as aulas presenciais, os formandos serão desafiados a colocar-se sempre no ponto de vista da criança. Na formação à distância, serão efetuados trabalhos teóricos e um projeto final que visa a sua implementação em contexto real.
Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua – CCPFC/ACC-101076/18
Nº de horas acreditadas: 50
Modalidade
Presencial
Objetivos
- Identificar as principais caraterísticas da comunicação eficaz;
- Reconhecer a influência do preconceito na comunicação;
- Compreender a importância da escuta ativa e a atenção plena no processo de comunicação;
- Caracterizar o papel dos profissionais que lidam com a criança e jovem na resolução de conflitos;
- Promover competências de inteligência emocional nas relações humanas;
- Promover competências para o desenvolvimento de processos de diálogo na resolução de problemas;
- Desenvolver estratégias de mediação de conflitos.
Plano Curricular
Módulo 1 (10h) – Processos comunicacionais
Elementos do processo comunicacional
A importância da comunicação nas relações interpessoais dentro e fora da escola
Determinantes da comunicação eficaz
A influência do preconceito na comunicação
A escuta ativa e atenção plena
Empatia – a capacidade de estar do outro lado
A comunicação entre agentes educativos, pais e crianças
Módulo 2 (5h) – Emoções e Conflitos
Emoções e a anatomia de conflitos
Atores do Conflito
Dimensões do comportamento humano
Benefícios da inteligência emocional nas relações humanas · Diálogo e negociação – pilares da gestão de conflitos
Módulo 3 (10h) – Processos de Mediação
Processos de diálogo dentro do espaço educativo
Estratégias de mediação de conflitos
Requisitos de Acesso
- a) Cópia do certificado de habilitações
- b) Curriculum vitae
- c) Nº do Bilhete de identidade ou cartao do cidadão
- d) Nº de contribuinte
- a) Cópia do certificado de habilitações
- b) Curriculum vitae
- c) Nº do Bilhete de identidade ou cartao do cidadão
- d) Nº de contribuinte
Informação Prática
Horário |
Sextas-feiras das 17:00 – 20:00 e sábados 09:00 – 13:00 e 14:00-17:00
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Vagas | 20 |
Propinas | 150 € |
Candidatura | Candidaturas abertas |
A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.
No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.
Tem alguma dúvida? acesso@iscia.edu.pt