mar2020portugal2020UniaoEuropeia

Centro de Formação Especializada

António Luiz Parreira Fera

Porquê fazer este curso?

O ISCIA obteve credenciação da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos como Escola de Formação para Marinheiros de 2.ª classe do Tráfego Local.

Com a realização da formação para Marinheiro de 2.ª Classe de Tráfego Local, pretende-se:

• Dar assim uma resposta positiva a solicitações que nos têm chegado de Empresas Marítimo-Turísticas e outras que desenvolvem a sua atividade nomeadamente na Ria e Região de Aveiro, mas também de interessados a nível individual;
  • Proporcionar o desenvolvimento das competências para o exercício de funções relacionadas com a condução e manobra de embarcações registadas como embarcações locais;
  • Valorizar a experiência de 30 anos da Instituição na formação qualificada em diferentes domínios, incluindo formação virada para as atividades do Mar;
  • Assumir como objetivo essencial da formação transmitir conhecimentos qualificados, sempre numa perspetiva de formar para o “saber-fazer” e que permitam aos formandos assumir as competências para as funções para que são habilitados e obter a respetiva certificação marítima;
  • Atuar numa base responsável, idónea, credível, mas também colaborativa com as entidades responsáveis pela formação marítima e, em particular, com a DGRM.

Habilitação obtida:

O Curso habilita o formando ao desenvolvimento de competências relacionadas com a condução de embarcações registadas como embarcações locais, e ao exercício de funções inerentes ao serviço de convés.

Certificação obtida:

– Certificado de formação de MARINHEIRO 2ª CLASSE DE TRÁFEGO LOCAL;

– Certificado de SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR (previsto no artigo 80º do anexo IV ao Decreto-Lei nº 280/2001, de 23 de outubro)

Disciplinas

• Técnicas básicas de natação e remo – 25h
  • Segurança marítima – técnicas pessoais de sobrevivência- 25h
  • Primeiros socorros básicos a bordo – 25h
  • Conduta responsável a bordo – 25h
  • Marinharia – iniciação – 50h
  • Operações de manobra em embarcações de tráfego local – 25h
  • Operações de carga e descarga em navios – 25h
  • Inglês – 25h
Modalidade

Requisitos de Acesso
  • Ter a escolaridade mínima obrigatória;
  • Ter mais de 16 anos;
  • Ter aptidão física e psíquica para o trabalho a bordo.

Aulas em sala nas instalações do ISCIA;

Aulas de Técnicas básicas de natação e remo – em Piscina;

Aulas de Operação de manobra de embarcações de tráfego local e de Marinharia – em Embarcação na Ria de Aveiro

Documentos Necessários:

Documento de Identificação

Certificado de Habilitações

Certificado médico para marítimos

1 Fotografia.

A realização desta ação de formação depende do número de inscrições registadas e liquidadas até 5 dias úteis anteriores à data prevista de realização da formação. O direito ao reembolso fica assegurado apenas nas desistências comunicadas com 5 dias úteis de antecedência. A formação não se realizará no caso de não se atingir o número mínimo de inscrições. Os participantes inscritos serão notificados por email ou telefone da nova data prevista da ação de formação, podendo ser ressarcidos do valor caso não queiram usar a nova data.

A realização do curso constitui uma primeira iniciativa de uma ação formativa integrada, estando prevista a realização de um segundo módulo abrangendo formação especialmente destinada a transmitir competências na área do turismo, a realizar mais tarde em data a anunciar posteriormente em função das disponibilidades dos formandos e das empresas.

Esta ação formativa integrada conta o apoio financeiro do Programa Mar2020 / GAC – Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro.

Informação prática

Aulas teóricas em sala: a definir entre 2.ª e 6.ª feira, das 20:00 às 23:00. ou aos fins de semana.

Aulas práticas: a definir em função da evolução da parte teórica, das condições meteorológicas e da eventual necessidade de constituir grupos de formandos.

Data do exame a marcar de acordo com as disponibilidades e a aprovação da DGRM.

Formulário SAFESEAS

Formulário de contacto para o SAFESEAS

"*" indica campos obrigatórios