Select Page
José Ricardo dos Santos Bismarck Álvares Ferreira

José Ricardo dos Santos Bismarck Álvares Ferreira

Docente no ISCIA

Especialista na área da Proteção de Pessoas e Bens, com provas públicas defendidas em 2015. Licenciado em Segurança Comunitária, pelo ISCIA, em 2011.

Perito Europeu em Proteção Civil (EU Expert in Civil Protection) desde 2006, integrando o grupo de peritos europeus em Proteção Civil constituído por Portugal, França, Polónia, República Checa e Alemanha.

Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Aveiro – Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) desde 2013.

Docente no ISCIA, desde 2013, na Pós-graduação em Proteção Civil.

Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, de 1997 a 2012.

Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albergaria-a-Velha, de 2001 a 2010.

Representante do Município de Albergaria-a-Velha no projeto SECUR-RIA, de 2004 a 2006.

Realizei várias Missões Internacionais, das quais se destacam:

Participação como Técnico Internacional de Salvamento, nas operações de socorro no “Ground Zero” – Nova Iorque (11 setembro 2001).
Adjunto Operacional da Missão Portuguesa de Socorro Internacional do Sismo de Bam – Irão (dezembro de 2003);
Perito do Estado Português em Coordenação de Operações Aéreas na Missão Portuguesa de Socorro Internacional de Ouezanne – Marrocos (agosto de 2004);
Condecorado em 2003 com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro por relevantes serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses, pela Liga dos Bombeiros Portugueses; em 2010 com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Prata por relevantes serviços prestados à causa internacional dos Bombeiros, pela Fédération Nationale des Sapeurs-Pompiers de France; e, também em 2010, com a Medalha de Dedicação – Grau Ouro por 25 anos de assiduidade, dedicação e de bons e efetivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses, pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Share This