Select Page

CTeSP

Acompanhamento de Crianças e Jovens

CTeSP de Animação Turística e do Património Cultural e Natural

Animação Turística e do Património Cultural e Natural

ctesp comunicação digital 1x1 iscia 2022

Comunicação Digital

CTeSP em Gestão de Unidades Desportivas e de Lazer

Gestão de Unidades Desportivas e de Lazer

CTeSP em Psicogerontologia

Psicogerontologia

CTeSP em Transportes e Logística

Transportes e Logística

iscia ctesp em gestão industrial novo 2022

Gestão Industrial

Management of Sports and Leisure Units

Management of Sports and Leisure Units

TUDO O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE OS CTESP

Os antigos CET, acrónimo de que apenas as pessoas mais velhas do teu agregado familiar se devem lembrar, são Cursos de Especialização Tecnológica cuja existência nas instituições de ensino superior politécnicas terminou, dando lugar aos agora chamados Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Com uma sigla mais difícil de pronunciar, a nova nomenclatura trouxe, além de cãibras na língua, uma formação mais específica e vocacional

Como é que funcionam estes cursos?

Estes cursos tem a duração de quatro semestres, sendo que o último é ocupado por um estágio garantido e assegurado pela instituição de ensino, numa empresa de área de formação. No ano e meio anterior, o estudante beneficia de uma forte componente prática, com 70% do tempo em disciplinas de formação técnica; os restantes 30% são dedicados à teoria geral e científica.

Se preferes formar-te através de uma componente prática elevada, beneficiando de uma metodologia aprendendo e fazendo, esta é uma solução para ti e para o teu futuro.

Preciso de fazer Exames Nacionais?

Os alunos que pretendam prosseguir esta via não necessitam de ter exames como provas de ingresso para entrar, basta terem o Secundário concluído. Os exames servem “apenas” para completar o ensino secundário – caso o estudante venha de um curso científico-humanístico.

Podes candidatar-te a um CTeSP caso sejas um estudante que tenha concluído um curso de ensino secundário ou um curso equivalente ao ensino secundário. Por exemplo, se já estás a frequentar um ensino de cariz profissional no secundário também tu te podes candidatar à formação profissional superior.

Os CTeSP garantem um diploma de nível 5 no Quadro Nacional das Qualificações, o que significa que não atribuem grau académico superior, mas dão-te a possibilidade de ires para uma licenciatura ou mestrado integrado. Isto é, depois de concluído o CTeSP, podes candidatar-te a uma licenciatura e ter equivalências, encurtando assim o período de estudos.

Quando é que posso fazer a candidatura?

Caso queiras optar por esta solução académica,  tens várias opções no ISCIA. Consulta acima todas as ofertas formativas disponíveis para o ano letivo 2022/2023.  A candidatura está disponível online através do preenchimento deste formulário.  A 1ª fase termina a 28 de julho. Consulta aqui o calendário das várias fases de candidatura.

Quanto custam as propinas? Há bolsas para estes cursos?

As propinas têm um valor mais baixo do que uma licenciatura. No ISCIA têm um valor de 900,00€ anual, que pode ser pago em 10 mensalidades..

Não precisas de entrar já em pânico com os custos do curso! Os CTeSP permitem a possibilidade de te candidatares a bolsas de estudo da DGES.

CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS: CONFEREM GRAU ACADÉMICO?

Estes cursos, embora de ensino superior, não conferem grau académico. No entanto, a sua conclusão confere um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações nas áreas de formação definidas por cada instituição de ensino superior, tendo em conta as necessidades de formação profissional na região em que se encontre inserida.

Se a licenciatura não está nos seus planos a breve prazo, os CTeSP são uma boa opção para entrar no mercado de trabalho mais rapidamente sem invalidar o acesso posterior a esse grau académico.

CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS: PRINCIPAIS VANTAGENS

 dispensa dos exames nacionais para ingresso no Ensino Superior e os CTeSP estão também abrangidos pela mobilidade do Programa Erasmus+.

O estágio em contexto real de trabalho está garantido com estes cursos.

Há ainda a possibilidade, após a conclusão do curso, de prosseguimento de estudos para Licenciaturas pois os titulares de diploma de Técnico Superior Profissional podem aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado através de um concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respetivo grau académico.

Translate »

Newsletter

Junta-te à nossa lista de emails para receberes as últimas novidades e atualizações da nossa equipa.

SUBSCREVES-TE COM SUCESSO!

Share This