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Centros I&D

CEMUR - Centro de Estudos do Mundo Rural

Centro de Estudos do Mundo Rural

CEPC - Centro de Estudos em Proteção Civil

Centro de Estudos em Proteção Civil

CPG - Centro Português de Geopolítica

Centro Português de Geopolítica

OCRI - Observatório de Comércio e Relações Internacionais

Observatório de Comércio e RI

OSM - Observatório de Segurança Marítima

Observatório de Segurança Marítima

DETMAR - Tecnologias do Mar

Departamento de Tecnologias do Mar

Carta ERASMUS

Projetos de I&D

MPGOG - Maritime Piracy Gog

Dentro do Observatório de Segurança Marítima está em desenvolvimento uma base de dados dinâmica usando o conceito de rede social para analisar, registar e prever estatisticamente ocorrências que configurem ataques de pirataria marítima no golfo da Guiné.

O sistema encontra-se suportado num modelo com várias camadas de dados específicos (multilayer site) que permite consultas a vários níveis de complexidade e de informação, com diferentes graus de discriminação. O sistema permite identificar ocorrências, na área atlântica do Golfo da Guiné, tipificadas como atos de pirataria, com ou sem violência e vítimas, relativamente a navios identificados de diferentes origens mesmo que tenham mudado de nome e de bandeira. Com correlação a sociedades armadoras e transportadores, tipos e valores de cargas e portos de origem e destino, identificando eventuais intervenções de navios de marinha de guerra de países da zona em ações de deteção e combate a atos de pirataria. O sistema permite vários graus de acessibilidade desde o de nível de base, aberto a todos, até ao nível superior, com toda a informação, mesmo a classificada, e só acessível a entidades governamentais. O sistema é pertença do Observatório de Segurança Marítima do ISCIA (OSM) e encontra-se registado internacionalmente. A sua gestão operacional é feita a partir de Aveiro nas instalações do Centro Internacional de Formação em Segurança Marítima (CIFSM), unidade operacional anexa ao ISCIA, tendo um escritório em São Tomé e Príncipe, como centro de operações na área.

 

maritimepiracygog.org

Elearning Communication Open-Data

ECO

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm o potencial de ampliar o acesso à educação e de melhorar a qualidade e a eficiência de custos do ensino e aprendizagem na Europa.
A forma mais eficaz para alcançar uma aplicação prática dos REA é através de cursos abertos massivos online (MOOC). Os MOOC são cursos on-line de grande escala e representam um dos mais recentes desenvolvimentos na educação aberta e no esforço contínuo para melhorar a qualidade, o acesso e a equidade na educação e formação.

Os MOOC podem ser aplicados a regimes de aprendizagem informal/formal ou não-formal e tornar a aprendizagem sempre presente. O projeto ECO visa estender, a uma escala pan-europeia, as experiências de MOOC com maior sucesso na Europa, através de cursos piloto mostrando essas práticas pela sua implementação em centros regionais de excelência em toda a Europa, avaliando os resultados, e divulgando as lições aprendidas com essas melhores práticas de aprendizagem em ambiente aberto e móvel.
O Projeto ECO usa as tecnologias mais atuais na implementação da plataforma agregadora de MOOC (com base nas plataformas e recursos individuais fornecidos pelos parceiros individuais no projeto), o que permitirá o desenvolvimento das atividades piloto combinadas e transfronteiriças em todos os centros envolvidos no projeto.

O ECO contribuirá para aumentar a sensibilização na Europa dos benefícios de recursos educacionais abertos para os cidadãos e instituições europeias. O projeto vai demonstrar o potencial dos MOOC (cursos e comunidades) para diminuir ou eliminar as barreiras tecnológicas em processos de aprendizagem para utilizadores com necessidades especiais ou em risco de exclusão.
O impacto esperado do projeto ECO será ampliado, através da formação de professores que poderão criar os seus próprios cursos on-line, bem como outros recursos educacionais abertos, e distribuí-los através da plataforma de aprendizagem aberta que reúne todos os projetos-piloto. Este processo ampliará o impacto do projeto às suas respetivas comunidades. Assim, os cursos-piloto do projeto ECO irão prestar especial atenção à formação de professores no espaço Europeu.

 

OBJETIVOS
Analisar os requisitos para plataformas MOOC do ponto de vista pedagógico (incluindo a análise de processos de aprendizagem, web 2.0 e outros aspetos).
Desenvolver um modelo para a conceção e implementação de MOOC.
Conceber uma plataforma que permita a integração de todos os módulos individuais para a construção da plataforma global.
Testar a plataforma ECO nos 10 centros que envolvem pelo menos 50.000 estudantes (professores de diferentes níveis de ensino).
Analisar e avaliar o cenário internacional do mercado dos MOOC.
Desenvolver um plano de estratégia e de negócio adequado para a sustentabilidade do ECO.
Aumentar a sensibilização na Europa relativamente aos benefícios dos recursos educacionais abertos para os cidadãos e as instituições europeias.

CARACTERÍSTICAS DO ECO
O Projeto ECO visa construir uma comunidade de aprendizagem online, disponibilizando um conjunto de cursos em diversas línguas, uma delas a Portuguesa.
São cursos gratuitos, abertos à participação de todos e com uma lógica de aprendizagem muito centrada na colaboração e partilha de conhecimento. 
Os cursos disponibilizam vários tipos de materiais pedagógicos, ferramentas colaborativas e de comunicação e são um incentivo à aprendizagem aberta no sentido em que promovem uma dinâmica de aprendizagem apoiada nos novos modelos de interação do século XXI.
Estes cursos são especialmente dirigidos a Docentes, Professores, Formadores e Educadores e têm como objetivo contextualizar este público nesta temática, ajudando-os a construir os seus próprios MOOC. 
O ISCIA disponibiliza dois MOOC em Português: Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica e Necessidades Educativas Especiais.
O Portal ECO, criado há cerca de 1 ano, está disponível em https://portal.ecolearning.eu e conta já com 2 edições de cursos MOOC, com 17 000 utilizadores inscritos e têm como objetivo atingir um número acima dos 50 000 em próximas edições.

PARCEIROS DO PROJETO:
UNED – Universidade nacional de Educação à Distância – Espanha
Universidade de Manchester –Reino Unido
Universidade Aberta  – Holanda
ISCIA – Portugal
Universidade Aberta – Portugal
Politécnico de Milão – Itália
Universidade de Zaragoza – Espanha
Universidade de Cantábria – Espanha
Universidade Loyola – Andalúcia
Universidade Sorbonne Nouvelle – França
EDITRAIN – Consultoria e Formação – Espanha
Universidade de Oviedo – Espanha
GEOGRAPHICA – Espanha
Universidade de Valladolid – Espanha
Universidade de Cantábria – Espanha
Sünne Eichler – Consultoria e qualificação de empresas – Alemanha
Tabarca Consulting – Espanha
EADTU – Associação europeia de ensino à distância 
Humance AG
Riverthia – Espanha
Universidade Manuela Beltrán – Colômbia 
Universidade Nacional de Quilmes – Argentina

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