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Intervir e Agir na Deficiência

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Formação Continua

Intervir e Agir na Deficiência

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

PSIED

Docência

Catarina Elisabete Gonçalves Leitão

Pretende-se com este curso dotar os professores de educação especial e, também, todos os outros que se deparam todos os dias com crianças e jovens com necessidades educativas especiais nas salas de aula, de conhecimentos transversais à prática pedagógica centrada nas necessidades e cuidados físicos e psicológicos da, cada vez maior, heterogeneidade social, cultural, física e psicológica dos alunos.

 

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Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-80981/15

Esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (artigo 5º do RJFCP)

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do RJFCP esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (área científico didática que o docente leciona).

Modalidade

Presencial

Objetivos

  • Dar uma panorâmica global dos principais tipos de deficiência, as causas principais e evolução das mesmas.
  • Expor as principais tipos de necessidades farmacológicas e medidas de segurança na toma de fármacos.
  • Conhecer as principais necessidades nutricionais e caracterizar de hidratação na deficiência.
  • Caracterizar as principais limitações funcionais na deficiência.
  • Vivenciar e experienciar vários modelos práticos de intervenção, e criar situações de formação inovadora que permitam reflectir sobre tais procedimentos, visando o know-how pessoal dos formandos.
  • Dotar os formandos de competências práticas para o posicionamento e mobilização de pessoas com deficiência.

Plano Curricular

  • PARTE I – Intervenção Centrada na Noção de Deficiência (4 horas)
  • PARTE II – Intervenção Prática Centrada nas Necessidades de Cuidados Medicamentosos e Nutricionais (3 horas)
  • PARTE III – Intervenção Prática Centrada nas Necessidades de Cuidados Físicos  Mentais e de Comunicação (15 horas)
  • PARTE IV – Intervenção Prática Centrada nas Necessidades dos Cuidadores (3 Horas)

Requisitos de Acesso

Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.

Documentação necessária:

  • a) cópia do certificado de habilitações
  • b) curriculum vitae
  • c) Nº Cartão do Cidadão ou Bilhete de identidade
  • d) Nº de Contribuinte
  • e) fotografia tipo passe, devidamente identificada

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Informação Prática

Horário

  • Sextas-feiras das 17:30 às 22:30
  • Sábados das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:00

Vagas

15 a 30 vagas

Propinas

€ 100,00

Créditos

1 (25 horas)

Candidatura

Candidaturas abertas


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