por

MESTRADO Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos – Inscrições abertas

A questão da segurança entre os povos foi sempre motivo de grande preocupação, desde logo porque esta é uma das necessidades básicas do ser humano. A necessidade de segurança é sempre classificada como fundamental para que o individuo, enquanto pessoa, e para os povos, enquanto sociedade, possam viver em harmonia e sejam capazes de se desenvolver.

A verdade, é que ainda se constata que os conflitos existem e que, cada vez são mais gravosos, com implicações, não só a uma escala regional, mas por influência, a uma escala mundial, afetando a segurança e o desenvolvimento global dos povos.

Definem-se políticas, elaboram-se estratégias de resolução e prevenção de conflitos, sendo cada vez mais pertinente criar ações que possam constituir instrumentos válidos para a compreensão desta importante temática que afeta o mundo no global.

Neste contexto, o ISCIA pretende dar continuidade este ano ao seu Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos contribuindo, assim, com uma oferta formativa válida e pertinente dirigida a todos os públicos que, direta ou indiretamente, possam estar interessados em aprofundar esta temática, tendo em conta as suas áreas de atuação pessoais ou profissionais.

SDeRC_2017_1000x1000

Trata-se de um curso multi e transdisciplinar que visa dotar os participantes de capacidades e competências de interpretação, investigação e planeamento de atividades relacionadas com segurança interna e externa, bem como na resolução de conflitos e na reconstrução de Estados.

Este Mestrado que tem como coordenador o Major-General José Manuel Freire Nogueira, doutor em relações internacionais, é ministrado por profissionais especialistas do plano civil e militar e considera-se um complemento formativo para estudantes de comunicação, comércio, gestão internacional, proteção civil, e para todos quantos se interessem pela política e relações internacionais.

Esta formação cria competências para trabalhar em áreas como a Consultadoria de Análise de Risco para Empresas, Gestão de Empresas e Serviços Públicos e Privados de Segurança, Organismos Nacionais e Transnacionais de Segurança, Direção de Serviços tais como Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e, ainda, Organizações Não Governamentais (ONG) ou Empresas que atuem na envolvente internacional.

O início deste mestrado está previsto ser a 15 de dezembro com uma conferência, ficando para janeiro o arranque das aulas.

As candidaturas encontram-se abertas.

Mais informações sobre esta oferta formativa podem ser consultadas aqui.

Dúvidas ou outros esclarecimentos poderão ser enviados para o email: acesso@iscia.edu.pt

Partilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *