por

Coordenadora do DETCOM aprovada com distinção e louvor no seu Doutoramento em Marketing e Estratégia

Claúdia Ribau

É com muita satisfação que o ISCIA assiste a mais uma conquista por parte do seu corpo docente. Cláudia Ribau, coordenadora do Departamento de Comunicação e Marketing do ISCIA (DETCOM) apresentou estes dias a sua tese de doutoramento na área do marketing e estratégia.

Num consórcio entre a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior, Cláudia Ribau alicerçou a sua tese de doutoramento sobre o tema: A internacionalização das PME da Indústria dos plásticos – a importância da inovação no desempenho exportador.

Esta investigação teve como objetivo central identificar e compreender os fatores que influenciam o desempenho exportador das PME da indústria transformadora, especificamente identificar as capacidades-chave de inovação (fatores relacionados com a empresa) que afetam o desempenho exportador e influenciam o desenvolvimento das PME. Esta investigação teve igualmente como objetivo desenvolver o conhecimento sobre a internacionalização das PME e a sua influencia no desempenho, aprofundando uma área pouco explorada academicamente e reforçando o gap patente na literatura quando combinado o desempenho com internacionalização de PME.

20170603_063820Esta investigação integra a teoria do empreendedorismo internacional e estratégias internacionais, incluindo: (a) uma análise esquemática e integrativa das teorias de internacionalização; (b) uma revisão sistemática da literatura existente sobre a internacionalização de PME; (c) um modelo conceptual, identificando os fatores-chave que afetam o desempenho exportador das PME; (d) um estudo qualitativo com base em sete casos de estudo, que explora a importância do desenvolvimento de novos produtos no multi-stage marketing, evidenciando os relacionamentos entre fornecedor-comprador; (e) e dois estudos quantitativos, um evidenciando o impacto de um conjunto de capacidades internas de inovação no desempenho exportador das PME, assumindo a orientação empreendedora o papel de mediador com os estímulos proativo e reativo externos, e o outro analisando o impacto de quatro capacidades de inovação específicas no desempenho exportador das PME e o papel mediador das capacidades exploratórias e exploradoras de inovação.

Na defesa da sua tese, Cláudia Ribau foi avaliada pelo seguinte júri:

Esta tese foi aprovada por unanimidade do júri com louvor e distinção.

Em nome do ISCIA, congratulamos a docente Cláudia Ribau, agora Doutora, pelo seu empenho, pelos resultados obtidos e pelo que isso pode significar para este Instituto e seus alunos.

Bem haja e felicidades!

Partilhe este artigo!