1º WORKSHOP: Criatividade: como dar vida à escrita | Luís Filipe Borges.

palavras_ditas_work1_1200x1200

Integrado num ciclo de workshops, o DETCOM (Departamento de Comunicação e Marketing) do ISCIA, em parceria com a Palavras Ditas, arranca com 1º Workshop sobre o tema Criatividade: como dar vida à escrita, com Luís Filipe Borges.

Este workshop destina-se a todos os interessados no estudo e na prática da comunicação interpessoal e na indústria das artes criativas, sejam eles estudantes universitários com necessidade de melhorar as suas competências comunicacionais, ou interessados em desenvolver as suas aptidões na área do humor, da escrita e da criatividade.

Objetivos do Workshop de Criatividade: como dar vida à escrita:

– estimular a criatividade e a sensibilidade;

– promover a leitura através de situações do quotidiano;

– permitir aos formandos competências para a melhoria da expressão escrita e a construção de narrativas;

– contribuir para a resolução de bloqueios no momento da escrita.

Conteúdos

ESCRITA CRIATIVA: o que é e para que serve?
a)  Conceitos e utilidades: vantagens da comunicação informal; mecanismos para executar e pensar ‘fora da caixa’, exemplos – do graffiti ao SMS
b)  Truques e Técnicas: como escrever mais e melhor; dicas para pensar de forma diferente; partilha de experiências; exercícios práticos.
c)  A importância do Brainstorm: conceito e aplicação, caso prático utilizando exercícios da Escola Virtual; aproximação do conteúdo ao destinatário; Exercício do Pitch.

STORYTELLING
a)  A construção de uma história como fator decisivo na captação do interesse do leitor
b)  A envolvência dos utilizadores no conteúdo.
c)  A importância do uso de referências próximas dos leitores na eficácia dos conteúdos.

ESCRITA PUBLICITÁRIA E O FORMATO-REI
a)  As vantagens da Dupla Criativa; aplicações noutras áreas; trabalho em grupo (Campanha Fictícia vocacionada para a Escola Virtual);
b)  Script-Doctoring ou Como várias cabeças pensam melhor do que uma (aplicação a casos reais com heteroavaliação dos trabalhos feitos em sessão);
c)  Iniciação ao Formato Guião: género-rei Como e Porquê? Regras Basilares (sinopse, perfil dos personagens, arco, estrutura da ação narrativa e escaleta), exercícios práticos; Tipos de Diálogos a Evitar.

Data de realização: 29 de abril

Duração: 6h

Horário:

10:00-13:00 | 14:30-17:30

Valor:

70 € – comunidade ISCIA (alunos, docentes e colaboradores)

80 € – público em geral

Nota: Todos os workshops destinam-se à comunidade ISCIA e público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.

Faz a tua pré-inscrição aqui.

Mais informações em: eventos@iscia.edu.pt ou telef. 234 423 045.

Partilhe este artigo!