por

Cláudia Ribau assume o DETCOM


O Departamento de Comunicação e Marketing do ISCIA – DETCOM – foi recentemente reestruturado e tem agora uma nova coordenadora. Cláudia Ribau, docente nesta casa há mais de 10 anos, assumiu o desafio e fomos saber como se reconhece nele!

 

Cláudia Ribau
Cláudia Ribau

Toma agora a coordenação e reestruturação de um departamento. Como se sente ao assumir estas funções?

Eu já sou docente do ISCIA há alguns anos em diversas áreas, embora ultimamente em Marketing Internacional e Gestão de Recursos Humanos. A minha carreira profissional sempre se focou no marketing e na comunicação interna e externa. Assumir a coordenação do DEPCOM no ISCIA, na era digital, foi um grande desafio que me foi colocado pela Direção, tendo sido este um conceito obrigatoriamente refletido nos cursos criados recentemente. Três pós-graduações na área digital (Comunicação Digital, e-Commerce e Multimédia) constituíram o mote de partida. Sempre acreditei que a formação académica tinha que ser sinónimo de mais valias efetivas para os alunos, pelo que estas pós-graduações são reflexo disso mesmo, resultados evidentes e operacionais, que o aluno chegue ao fim e possa dizer “valeu a pena”. Haverá desafio mais ambicioso do que este?!

 

Já numa 2ª edição… Quais foram os pilares principais na escolha do corpo docente para a PG em comunicação Digital?

A pós-graduação em Comunicação Digital já vai na 2ª edição, mas a de Multimédia e e-Commerce estão na 1ª edição. Contudo, as três pós-graduações foram desenhadas com base em muitas pesquisas, na experiência de vários profissionais e de opinion makers da área que indicaram nestas pós-graduações as competências imprescindíveis nos profissionais da área digital, como forma de fazerem evoluir as áreas negócios a que estariam ligados. A escolha do corpo docente teve necessariamente que seguir a mesma linha de raciocínio. Por isso, selecionámos profissionais com notoriedade nacional e internacional para atribuir a estas pós-graduações a componente operacional, do que de melhor se faz na área digital.

Neste sentido, o plano curricular destes pós-graduações foi montado de forma sequencial, convergindo num projeto final que se quer concreto, profissional, prático, com resultados evidentes e operacionais, pelo que em todas as unidades curriculares existem algumas horas dedicadas ao treino.

A intenção é que os alunos, no final da pós-graduação, possam identificar claramente as competências adquiridas (não só teóricas, mas primordialmente práticas) ao longo desta viagem que propomos no mundo digital.

Qual é o perfil dos candidatos a esta formação?

Transversalmente às três pós-graduações podemos referir que o target foca-se nos profissionais (gestores de marketing, marketers, gestores de comunidades, estrategas na área digital; analistas de dados; diretores de comunicação digital; gestores de publicidade, etc) e recém-licenciados que desejem adquirir conhecimentos na área digital de forma a ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

O que podemos esperar do conjunto de competências que vão adquirir?

Tal como na questão anterior, aqui vou tentar responder transversalmente às três pós-graduações na área digital. Na linha da estrutura definida para estas pós-graduações, pretende-se fundamentalmente que o aluno desenvolva a capacidade de desenhar, organizar e implementar um projeto digital (na área da comunicação digital, e-Commerce ou multimédia), bem como definir estratégias que potenciem o projeto digital e a sua evolução futura.

 

Além de docente coordenadora, a Cláudia é…

Diretora de Marketing e Recursos Humanos (área estratégica) da Heliflex Tubos e Mangueiras, S.A.: carreira profissional em contexto B2B.

É licenciada em Comunicação, pós-graduada e especialista em Marketing (artigo 15º do Aviso nº 6394/2012), com mini-master em Gestão de Recursos Humanos. É doutoranda em marketing e estratégia no consórcio UA, UM e UBI. Formadora com CAP e oradora convidada em diversas iniciativas. Auditora interna certificada pela APCER | SGQ NP EN ISO 9001:2008.

Mais sobre ela?

Partilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *