FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM PROTEÇÃO CIVIL

ISCIA decide apoiar bombeiros com formação

Publicado a: 2 Novembro 2017

Desde há alguns anos que o ISCIA tem vindo a posicionar-se como uma Instituição de exceção na formação de profissionais e técnicos na área da Proteção Civil.

A qualidade da oferta formativa tem atraído inúmeros agentes a optarem por frequentar os nossos cursos face ao seu cariz iminentemente politécnico (o “saber fazer”), o rigor científico do seu corpo docente, constituído por profissionais que, no seu dia-a-dia lidam a estas questões, e a envolvência do ISCIA com os organismos diretamente ligados à Proteção Civil, como a ANPC – Associação Nacional de Proteção Civil, ENB – Escola Nacional de Bombeiros, Liga dos Bombeiros Portugueses, INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, Federações distritais, Associações humanitárias de todo o país, etc.

Assumindo a excecionalidade dos desafios que se têm colocado à Proteção Civil, muito particularmente, aos Bombeiros portugueses, e atendendo à situação que tem assolado atualmente o nosso país, a direção do ISCIA com o apoio financeiro da sua fundação Instituidora, a FEDRAVE – Fundação para o Esudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro, decidiu, enquanto Instituição que tem responsabilidades para com a comunidade em que se insere, atribuir bolsas de estudo integrais para o Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil e Socorro a 10 bombeiros do distrito de Aveiro.

Pretendeu-se com esta medida contribuir para que alguns voluntários que, de outra forma não têm acesso a formação técnico-profissional e superior, possam tornar-se técnicos melhor qualificados.

Os bolseiros foram propostos pelos Comandantes dos Corpos de Bombeiros do distrito e, as bolsas foram atribuídas aos 10 candidatos que, como requisitos possuem o 12.º ano de escolaridade e têm menos de 23 anos. De referir que este curso, com a duração de 2 anos, funciona em regime diurno e tem uma forte componente prática (estágio de 750 horas).