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WORKSHOP

GAMIFICATION é o próximo tema a abordar na Aveiro Digital School


Publicado a: 15 Novembro 2017

No âmbito da Pós-Graduação em Marketing Digital, que está a decorrer desde setembro no ISCIA, a Aveiro Digital School realizou um workshop sobre GAMIFICATION aberto aos alunos e ao público em geral.

Este evento foi dinamizado por Tiago Loureiro, um reconhecido especialista nesta área com muito a transmitir e a partilhar com os participantes que quiseram assistir.

O Workshop realizou-se no dia 17 de novembro, sexta-feira, das 19:00 às 22:00, no Auditório do ISCIA.

O uso da gamification

A gamification é uma área de grande crescimento nos últimos anos.

Com o desenvolvimento da tecnologia, nomeadamente, ao nível dos jogos e conteúdos interativos, o recurso a cenários que atraem, envolvem e fidelizam os utilizadores é cada vez mais utilizado em contextos de exploração e distribuição de conteúdos na web.

Neste sentido, a gamification tem sido utilizada na divulgação de marcas, no acompanhamento dos públicos-alvo, no ensino a distância, nas comunidades emergidas das redes sociais, entre outros.

A gamification não tem necessariamente que passar pela produção de jogos complexos que envolvam cenários de produção muito elaborados, podendo ser explorada com recurso a vários instrumentos já disponíveis na web e que podem suportar a promoção da participação, o envolvimento, a partilha e o reconhecimento das interações geradas em ambientes online.

Mas para nos falar e aprofundar mais sobre este tema, Tiago Loureiro esteve no ISCIA para contribuir para um maior esclarecimento sobre esta nova tendência do Marketing Digital.

Atualmente Managing Director da Collide, Tiago é um empreendedor experiente com um background em Engenharia Informática, especializado em Inteligência Artificial. Com mais de 20 anos de experiência nas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), tendo passado os últimos 13 na indústria de videojogos, Tiago é uma figura chave no ecossistema Português de desenvolvimento de videojogos, membro do Nordic Educators Group (NO, SE, DK, FI, IS) sendo consultor na indústria de videojogos, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Já publicou videojogos que têm mais de 11M DAU, é co-coordenador da licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona e  é convidado habitualmente para vários eventos da indústria.

O seu percurso pelo tema da Gamification começa no final de 2009, executando trabalhos em projetos na área, tanto em Portugal como no Reino Unido, nomeadamente, melhorando o engagement de cursos em regime distance learning até aos clubes da 1ª liga. Atualmente, na Collide, presta consultoria em Gamification para marcas, serviços e produtos, desde o sector financeiro até telcos.

 


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