Gestão de Emergência e Socorro

Publicado a: 28 Julho 2020

Data do evento: 10 Setembro 2020
mestrado de GES

No próximo mês de setembro, dará início, no ISCIA, a 2ª edição do Mestrado de Gestão de Emergência e Socorro e as candidaturas já se encontram abertas, terminando a 1ª fase a 31 de julho.

A proteção civil é uma área multidisciplinar, onde uma das principais lacunas se observa a nível da articulação de todos os intervenientes e de todas as áreas do conhecimento, fundamental para um socorro eficaz e eficiente.

O mestrado pretende colmatar esta lacuna, formando quadros na área da gestão da emergência e do socorro que contribuam para uma mais eficiente e eficaz gestão de operações de proteção civil, com conhecimentos para intervir, de forma integrada, em todas as fases do ciclo de gestão do risco, e que sustentem a sua atividade desde os domínios do conhecimento, do planeamento, da preparação, da resposta à recuperação das condições pré evento.

Assume-se, assim, como objetivo prioritário integrar numa única formação todas as áreas do conhecimento que contribuem para a gestão da emergência e do socorro, numa perspetiva de aquisição e aplicação prática de conhecimentos, de modo a formar quadros capazes de gerir a emergência e o socorro de um modo integrado e articulado.

N.º do Processo: NCE/18/0000141

Decisão: Acreditado pelo período de 6 anos, com início em 31/07/2019

Data da Publicação: 26/06/2019

Modalidade: blended-learning

Competências

O mestrado aborda todas as áreas do conhecimento relevantes para uma gestão integrada do risco, ficando o estudante apto a identificar medidas de mitigação dos diferentes tipos de riscos, a utilizar as principais ferramentas e áreas do conhecimento de apoio aos processos de tomada de decisão, a identificar, testar e utilizar os instrumentos de planeamento mais adequados, a envolver a população no processo de gestão do risco e a gerir operações de proteção civil de forma articulada.

O mestrado vai permitir o desenvolvimento de competências ao nível da gestão do risco (em todas as suas componentes), do planeamento (instrumentos de planeamento e avaliação dos mesmos), da comunicação do risco e da coordenação de operações de proteção civil (ao nível da logística, da capacidade de decisão, do uso de ferramentas de apoio à decisão, de conhecimentos técnicos especializados na área da gestão das diferentes tipologias de ocorrências de proteção civil).

Plano Curricular

1º SEMESTRE

• Gestão de Operações de Proteção Civil (8 ECTS)
  • Planeamento de Operações de Proteção Civil (6 ECTS)
  • Gestão de Riscos Naturais, Tecnológicos e Ambientais (5 ECTS)
  • Logística e Telecomunicações nas Operações de Socorro (4 ECTS)
  • Técnicas de Apoio à Decisão na Gestão de Operações (4 ECTS)
  • Perceção do Risco e Cidadania (3 ECTS)

2º SEMESTRE

• Projeto (30 ECTS)

Requisitos de Acesso

O Candidato deverá cumprir cumulativamente as seguintes condições:

• Possuir como habilitação de acesso um certificado de curso superior de 1º ciclo (licenciatura) conferido ou reconhecido por uma Instituição do Ensino Superior;
  • Possuir, no mínimo, cinco anos de experiência na área da Proteção Civil.

Se tem interesse em frequentar este Mestrado, candidate-se já porque as vagas são limitadas e habitualmente há muitos candidatos interessados.

Mais informações sobre este curso, podem ser encontradas AQUI.

Dúvidas ou esclarecimentos poderão ser remetidas para o email: acesso@iscia.edu.pt